terça-feira, 14 de julho de 2020

Artigos

Freiras, padres e bispos viram “rappers” para apoiar luta contra a covid-19

O YouTube está a ser “invadido” por dezenas de vídeos de músicas rap interpretadas por seminaristas, freiras, padres e até alguns bispos polacos. Em conjunto ou a solo, os religiosos aderiram ao desafio “Hot16Challenge2”, lançado na Polônia por um grupo de artistas de rap, com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de equipamento médico e enfrentar a pandemia de covid-19.
A adesão por parte dos conventos, seminários e até de altos responsáveis da Igreja Católica na Polônia, está superando todas as expectativas. Entre os participantes, encontram-se o bispo Marian Rojek, da diocese de Zamość-Lubaczów, perto da fronteira com a Ucrânia, e Adrian Galbas, bispo auxiliar de Elk, a norte de Varsóvia. Só estes dois vídeos contam com quase 100 mil visualizações, mas aquele que tem feito mais sucesso nas redes sociais, com quase 300 mil visualizações em apenas 10 dias (dados de terça-feira, 16 de junho), é o das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Divina Misericórdia, congregação à qual pertenceu Santa Faustina Kowalska.
“No que diz respeito à música, nem sempre estamos muito atualizadas, mas estamos prontas para experimentar coisas novas quando nos desafiam”, explicou uma das compositoras e intérpretes do rap, a irmã Emanuela Gemza, em declarações ao Catholic News Service.
“Percebi imediatamente que esta era uma grande oportunidade de evangelização e de mostrarmos de uma forma atípica como Deus cuida de nós. Acho que o Espírito Santo nos guiou para juntarmos a letra e a melodia”, explicou.
Para a irmã Emanuela, esta é também uma forma de mostrar que a Igreja Católica na Polônia está “aberta às necessidades contemporâneas”. “Espero que aqueles que nos veem como mulheres tristes e afastadas do mundo pensem duas vezes”, disse. E recordou: “O Santo Padre incentivou-nos a ser uma Igreja cheia de alegria. Estou feliz por termos encontrado uma forma de o mostrar”.
A iniciativa já recolheu perto de 900 mil euros e chamou a atenção de artistas internacionais como o cantor e compositor britânico Ed Sheeran e o rapper norte-americano Snoop Dogg, que prometeram também participar.
O vídeo das freiras está disponível no canal Faustyna 2016 no YouTube.

Fonte: 7 Margens

Compartilhe: