Ir para o conteúdo

terça-feira, 03 de agosto de 2021

Artigos

Fórum econômico mundial debate os efeitos da pandemia na sociedade

O Forum Econômico Mundial tornou-se um dos eventos mais concorridos, aonde governantes e empresários procuram se inteirar das tendências globais. A cada ano, se reúnem em Davos, na Suíça. Dessa vez, a pandemia foi o centro das atenções, objeto de debate entre os participantes. Ainda no ano passado, antes da OMS ter declarado a pandemia do novo coronavírus, já se debatia o combate á covid 19, como uma das plataformas apresentadas pelo Forum Econômico Mundial. Muitas das medidas adotadas em todo o mundo foram também discutidas entre os organizadores do Forum, que retornaram esse ano para uma avaliação e apresentação de mais propostas. O fato é que o fundador do Forum, Klaus Schwab chegou a publicar um livro falando dos efeitos da 4ª revolução industrial, e causou sensação ao trazer para o debate mundial o que ele chama de “The Great Reset”. Isso assustou a muitos, que questionam o afã dos megaempresários e bilionários do mundo numa “reinicialização” que pode parecer um maior controle de tudo e de todos.
Na realidade, o que Schwab defende é a otimização de uma tendência que já vem se acentuando desde o início do século 21, que é a extensão do trabalho digital, e os avanços da tecnologia no campo da comunicação. A covid 19 funcionou como um catalisador para tornar mais necessárias essas novas tecnologias, que já vinham sendo utilizadas. Com a pandemia e o fato de muitos terem de ficar em casa, por causa das restrições adotadas, levou a maioria das pessoas a recorrerem às atividades profissionais home office, prática esta que já vinha sendo utilizada – como dissemos – mas com a pandemia se estendeu enormemente, garantindo assim que milhões de pessoas pudessem garantir a sua sobrevivência, trabalhando em suas próprias casas.
As mudanças decorrentes dos efeitos da pandemia vão continuar trazendo novas exigências de adaptação. É óbvio que deve haver um discernimento para evitar abusos. Mas certamente saberemos aproveitar as inúmeras possibilidades existentes e tecnologias disponíveis, para organizar a nossa vida, de forma que tenhamos um melhor proveito, tanto no campo profissional, educacional, quanto pessoal. Há hoje muitos desafios, mas é possível que consigamos superá-los com criatividade e responsabilidade, para que os recursos disponíveis propiciem uma vida com ética que valorize o ser humano, com melhores oportunidades de educação, saúde, trabalho e lazer para todos.

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

Compartilhe: