Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Força e superação do comércio

Enfrentando um ano de muitos desafios e dificuldades, devido à pandemia e os fortes impactos que tiveram reflexos diretos na economia, Santa Catarina, mesmo assim, conseguiu encerrar 2020 com um desempenho satisfatório, considerando-se a realidade em que nos encontramos. As vendas do varejo no ano passado apresentaram em crescimento acumulado de 5,6% em 2020 na comparação com o ano anterior, segundo revela a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.
Se analisarmos a receita nominal, o setor mostrou um crescimento de 10,2% no período. O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, teve alta de 2,9% no volume e de 7,2% em 2020 de acordo com a mesma pesquisa. Estes números apontam que novamente o varejo de nosso Estado se comportou acima da média nacional, sendo que este teve alta de 1,2% em volume de vendas no ano e de 10,9% em receita nominal.
Os setores que estiveram à frente do crescimento do varejo no ano passado em Santa Catarina foram os segmentos de supermercados, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos e médicos, decorrência também da maior permanência das pessoas em casa.
Outra noticia alentadora, divulgada também pelo IBGE, é que no setor de serviços, no mês dezembro, o volume subiu 4,3% em comparação ao mesmo período de 2019. A informação foi divulgada na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Entre os 12 maiores estados, Santa Catarina destacou-se em primeiro lugar, ficando no sexto melhor resultado entre todos os estados.
Temos um ano de muita atenção e cuidados pela frente, com a consolidação dos procedimentos de vacinação contra a Covid-19. O desempenho econômico do Estado, paralelo às medidas de proteção e atenção com a saúde, são consequência da determinação, da resiliência, do trabalho e da grande capacidade de superação dos catarinenses, que novamente mostrarão sua união e solidariedade em prol de toda a coletividade.

Ivan Roberto Tauffer,
presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC)

Compartilhe: