Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

Feliz Ano Novo!

Olá!
Todo fim de ano é a mesma coisa: vem a nostalgia do que vivemos, repensamos a vida e fazemos planos e promessas para o ano que começa. Metas e objetivos são importantes, pois eles que dão um propósito às nossas ações – ou seja, são responsáveis por dar sentido à existência humana.
Os nossos objetivos são atingidos através de hábitos. Por isso, nesse novo ano que se inicia, eles podem te ajudar na conquista dos seus objetivos, através de pequenos passos, porém contínuos. E se nos seus planos, está o desejo de ter mais saúde, é preciso colocar um estilo de vida mais saudável como meta e criar hábitos para alcançar seus objetivos. Vou te dar algumas dicas:
Dicas para começar a mudar seus hábitos alimentares:
Descasque mais e desembale menos – Uma das principais ações para uma dieta mais saudável, equilibrada e bem sucedida é evitar os alimentos industrializados. O consumo de alimentos in natura garante a ingestão de nutrientes importantes para manter o corpo bem nutrido e evita o consumo de conservantes e aditivos químicos que são ruins para a saúde.
Aumente o consumo de água – Manter o corpo hidratado favorece uma boa digestão, além de contribuir com a eficácia da dieta.
Invista no consumo de alimentos integrais – As fibras garantem o bem estar intestinal, ajudam no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue, proporcionam mais saciedade, além de atuarem na prevenção do câncer. Podem ser encontradas em frutas, vegetais, grãos e cereais integrais.
Coma quando tiver fome e não vontade – A vontade de comer está relacionada com as emoções, ansiedade e estresse. Procure comer quando estiver com fome, considere sempre o horário da sua ultima refeição e o que você comeu. Se planeje.
Faça escolhas saudáveis – Dieta nada mais é do que o nosso hábito alimentar. Não é abrir mão das coisas que você mais gosta, mas sim adaptá-las para um plano alimentar mais saudável, que ajude a chegar mais próximo do seu objetivo. Pense em como você pode preparar ou onde pode achar versões mais saudáveis para suas comidas favoritas. Aderir a dieta saudável é sinal de autocuidado. Precisamos saber o que nos faz bem e sair da zona de conforto, modulando nosso paladar.
Dicas para começar a se exercitar: Faça uma avaliação médica, escolha exercícios que lhe agradam, começe aos poucos, procure uma companhia e defina uma rotina.
Lembre-se toda mudança de rotina requer uma prática capital: a disciplina.
Desejo a todos um feliz Ano novo com muita saúde e bons hábitos de vida e até o próximo!!

Daniele Rezek Cardiologista
CRM 145.887 RQE 64.850

Compartilhe: