Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Fé e Compromisso

A Diocese de Barretos, por meio das organizações sociais e pastorais, orienta para uma mobilização a fim de celebrar o “Dia do Pobre” (em 17 de novembro de 2019). A motivação é feita por meio de carta do Papa Francisco, publicada esse ano, que tem como tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará!”.
“Aos discípulos do Senhor Jesus, a condição que se lhes impõe para serem evangelizadores coerentes é semear sinais palpáveis de esperança. A todas as comunidades cristãs e a quantos sentem a exigência de levar esperança e conforto aos pobres, peço que se empenhem para que este Dia Mundial possa reforçar em muitos a vontade de colaborar concretamente para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade. Acompanhem-nos as palavras do profeta que anuncia um futuro diferente: “Para vós, que respeitais o meu nome, brilhará o sol de justiça, trazendo a cura nos seus raios” (Ml 3, 20) – Papa Francisco.
Para que possamos celebrar em comunhão com nossa Igreja, com nosso Papa Francisco, sugerimos algumas ações. Abaixo, seguem algumas sugestões a serem trabalhadas neste dia em nossa diocese:
– Acolhimento: É muito importante saber como chegar até eles, como acolhê-los.
– Momento celebrativo: Missa ou um terço, ou uma celebração com partilha e reflexão.
– Roda de conversa: Dar voz às pessoa em situação de rua. Ouvir suas histórias de vida e seus clamores.
– Café da manhã ou almoço com moradores de rua e/ou famílias assistidas por projetos sociais e Vicentinos;
– Kit Higiene: Se possível oferecer a eles Kit Higiene, corte de cabelo etc.

Compartilhe: