Ir para o conteúdo

sábado, 30 de setembro de 2017

Artigos

“Fake news” são tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018

“A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz”, este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais a ser celebrado no dia 13 de maio, Festa da Ascensão no ano que vem.
O tema foi anunciado pelo Vaticano ontem e o próprio Papa Francisco também o anunciou em uma postagem no twitter: “Escolhi como tema para o Dia da Comunicação 2018: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz”, escreveu em sua conta @Pontifex_pt.
Popularmente conhecidas como “fake news”, as notícias falsas constituem informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, explicou a Secretaria para a Comunicação em comunicado.
“Em um contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política começaram a enfrentar esse fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição propondo uma reflexão sobre causas, lógicas e consequências da desinformação nas mídias e ajudando na promoção de um jornalismo profissional, que procura sempre a verdade e por isso um jornalismo de paz que promova a compreensão entre as pessoas”, afirma o comunicado.
O tema já vem sendo abordado pela Igreja. Na quinta-feira (28), o Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Edoardo Viganò, fez uma palestra abordando as “fake news”, durante encontro sobre jornalismo realizado em Milão, na Itália. Ele destacou a necessidade dos usuários das redes sociais recuperarem o senso crítico e terem o cuidado de ler com atenção a informação que está sendo ali veiculada.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II. A data é celebrada em muitos países no domingo que precede a Solenidade de Pentecostes, que em 2018 será em 13 de maio.
Para a ocasião, os papas prepararam uma mensagem, que é tradicionalmente publicada no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
 

Compartilhe: