Ir para o conteúdo

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Artigos

Exercícios deixam a dieta mais saudável

Olá!

Quer melhorar a sua alimentação? Então comece a se exercitar! É isso que mostra um recente estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, quem inicia uma rotina de atividade física tende a comer de forma saudável involuntariamente. Esse estudo envolveu quase 3000 jovens que não tinham uma rotina regular de atividade física e nem adotava uma dieta específica. Por 15 semanas, passaram a realizar meia hora de exercício aeróbico, três vezes por semana (podiam escolher entre as diversas modalidades como bicicleta ergométrica, esteira ou aparelhos elípticos).
Apesar dos jovens não terem sido instruídos a alterar o cardápio, constatou-se que isso aconteceu naturalmente durante o estudo. A atividade física foi associada a uma queda na preferência por petiscos, itens ricos em gorduras, açúcar e produtos refinados ou processados. Além disso, exercícios físicos intensos promoveram um consumo extra de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e carnes magras.
O exercício pode criar hábitos saudáveis em outras áreas. Além de melhorar o sono, melhora a disposição. Um dos primeiros passos para começar uma atividade é passar por uma avaliação cardiológica. Para que a rotina de atividades não se torne chata, o ideal é escolher aquilo que lhe agrada mais. É importante respeitar seu corpo e começar devagar.
No começo de qualquer prática de exercícios físicos é normal sentir o esgotamento no dia seguinte ou até no mesmo dia. Para acostumar melhor seu corpo e não correr o risco de ficar adiando a prática, o ideal é criar uma rotina, de preferência com uma meta.
Dê o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável. Tenho certeza de que você não vai se arrepender dessa escolha!
Um ótimo domingo e até o próximo!

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887 | RQE 64.850

Compartilhe: