Ir para o conteúdo

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Artigos

Estudo sobre Maria é o tema da formação da 9ª Semana Teológica para Leigos

A Escola de Teologia para Leigos Santo Tomás de Aquino promove a 9ª Semana Teológica tendo como tema a Mariologia. A formação teve início na segunda-feira e termina amanhã na Sede dos Vicentinos em Barretos com a participação de aproximadamente 100 pessoas.
A assessoria do evento é do padre Thiago Reis, pároco da Paróquia Bom Jesus de Barretos e coordenador diocesano de pastoral. Segundo o sacerdote, Mariologia é o estudo sobre Maria, a Mãe de Jesus, a escolhida de Deus, a Nossa Senhora, e alguns pontos específicos fazem parte do programa de estudo como a Introdução à Mariologia.
“Ver Nossa senhora no Novo Testamento, principalmente nos quatro evangelhos, é um dos pontos a serem trabalhados. Vamos observar o que eles nos trazem sobre Maria, bem como os dogmas marianos que são quatro: a maternidade divina, a virgindade perpétua, a Imaculada Conceição, e a assunção ao céu”, explico o presbítero.
Padre Thiago falou ainda que durante a Semana Teológica também tratará sobre o Capítulo 8 da Lumem Gentium – documento do Concilio Vaticano II que trata da Igreja e do mundo – dedicado a Maria “que é reflexo daquilo que a Igreja peregrina espera vivenciar na glória”.
Por fim, os participantes da formação terão a oportunidade de estudar sobre os reformadores. “Vamos ver qual é a posição do Protestantismo em relação a Nossa Senhora.

Compartilhe: