Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

Estamos cercados por pessoas endemoniadas

Quando Jesus envia os discípulos para a missão, ele avisa: vocês serão como cordeiros no meio de lobos.
De fato, fácil não é não! São bilhões de pessoas na face da terra que não conhecem e nem querem conhecer Jesus Cristo e seus ensinamentos, anunciados há milênios pelos discípulos, de geração em geração.
O Novo Testamento foi escrito em grego. Foi traduzido alguns séculos depois para o latim, numa linguagem popular (vulgar = Vulgata), por São Jerônimo. E em várias passagens encontramos ali a palavra δαίμων (daimon), e muito já se escreveu a respeito de seu significado, desde a mitologia. Mas na cultura da época de Jesus, na Palestina, “daimon” era popularmente um espírito, uma divindade… que provocava algum tipo de deficiência ou doenças, benignas ou graves, nas pessoas. E a religiosidade judaica, igualmente, considerava que essas pessoas estavam com um “espírito impuro”, um demônio… e até sofrendo por castigo de Deus.
Jesus não veio para explicar ou exercer Medicina, respeitando a cultura de seu tempo. Ele curava as pessoas de suas doenças, reordenando a natureza orgânica, e todos o viam como um profeta que conseguia expulsar os demônios das pessoas. Embora haja muitas outras interpretações, o fato é que isso também acontecia.
E fato também é que demônios existem, mas não é sobre estes seres do mal, infernais, que queremos discorrer, mas sobre pessoas, seres humanos endemoniados, gente do mal, descritos por Jesus como lobos que vivem perseguindo e matando os seus discípulos missionários, chamados por ele de cordeiros.
Exemplos de pessoas endemoniadas=lobos, parceiras dos demônios infernais: assassinos, estupradores, traficantes de drogas ou de pessoas, exploradores de todos os tipos, ladrões, pervertidos, violentos, tiranos, ditadores, torturadores, motoristas embriagados no trânsito, políticos inescrupulosos egoístas, empresários desumanos, profissionais mal-intencionados, falsos profetas, pedófilos… ou seja, é uma lista onde sempre cabe mais gente que prejudica o próximo de alguma forma, mesmo que seja com fofocas, difamação, injúrias ou calúnias.
É para esse meio de lobos em todas as nações que os discípulos de Cristo são enviados para evangelizar e anunciar o Reino de Deus. Fácil não é não!

Compartilhe: