Ir para o conteúdo

sábado, 24 de maio de 2014

Artigos

ESPAÇOS VERDES ATRAEM TURISTAS

Segundo a Embratur, o Brasil deverá receber 600 mil turistas durante a Copa do Mundo. Serão pessoas de diversas nacionalidades que terão a oportunidade de conhecer grandes cidades, suas culturas e belas paisagens. Por isso, tão importante quanto preparar os estádios de futebol de acordo com os padrões Fifa, é cuidar do entorno, de ruas e avenidas, conservando também as áreas verdes para causar uma boa impressão aos visitantes.
A última edição do Global Green Space Report (Relatório Global de Áreas Verde) do Grupo Husqvarna, mostrou que espaços verdes valorizam as paisagens urbanas e podem ser determinantes na escolha de ruas, bairros e cidades para se viver ou fazer uma visita turística. Por esse motivo, destacamos a necessidade de maior atenção para as questões de manutenção e preservação de praças, jardins e parques de áreas públicas e privadas, que certamente também receberão um volume maior de turistas durante a Copa. 
Vale destacar que essas áreas proporcionam inúmeros benefícios para a própria população das grandes cidades, pois combatem as ilhas de calor, reduzem o escoamento das águas pluviais e auxiliam na melhora do ar, amenizando os impactos da poluição excessiva. Diante desse cenário, o mercado de equipamentos também se prepara para contribuir com os profissionais ligados ao segmento – engenheiros, paisagistas, arquitetos, empreiteiros e outros encarregados de cuidar da aparência de nossos cartões de visitas. 
Atualmente, existem produtos que possibilitam muito mais agilidade e eficiência para tarefas como poda de árvores até limpeza e corte de gramados. Além disso, é possível encontrar máquinas mais leves, ergonômicas e potentes, exigindo menos esforço físico na operação. Há equipamentos ainda com tecnologia capaz de proporcionar uma economia de até 20% no consumo de combustível e redução de até 60% nas emissões de poluentes.
A preservação só tende a trazer benefícios e a proposta é que, muito mais importante que atrair e encantar os turistas, os investimentos em manutenção sejam permanentes. As áreas verdes estão entre nossos maiores patrimônios e não podemos nos preocupar com isso apenas agora. Iniciativas positivas podem trazer inúmeros benefícios a curto e longo prazo.
 
Eloi Fernandes é Vice-Presidente de Vendas e Serviços da Husqvarna para América Latina, líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.

Compartilhe: