Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Artigos

Escutar o chamado de Deus e aceitar o seu convite

Vocação é uma palavra que vem do termo latino vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano chamada de discernimento vocacional.
Quando se alcança a dádiva de ouvir a Deus, dizemos sim à oportunidade de dedicar nossos próprios dons a um bem maior. Essa é, sobretudo, a verdadeira realização plena, que só se alcança seguindo uma vocação.
São inumeráveis os caminhos para os quais Deus convoca a cada um. Logo, são diferentes tipos de vocação. Pode ser na área da saúde, da educação, na área religiosa. Ou seja, diversas possibilidades que, acima de tudo, nos permitam evoluir e dar continuidade às obras de Deus.
Esse chamado não acontece de maneira isolada, mas sim dentro de um processo de desenvolvimento. E, nessa jornada, as atitudes do dia a dia são fundamentais. Quando começamos a olhar o mundo de outra forma, buscando sempre o crescimento da espiritualidade, naturalmente o processo de descoberta de vocação acontece.
Independentemente do tipo de vocação, esse chamado surge quando se diz SIM a Deus. Portanto, amadurecer esse processo através dos textos sagrados, das orações e reflexões torna o caminho promissor.
Diferente do que algumas pessoas possam pensar, a vocação é para todos. Nesse sentido, qualquer um de nós pode ser chamado a percorrer um caminho.
Além de fortalecer a espiritualidade, conhecer os tipos de vocação e refletir sobre o futuro da sua vida é fundamental para o amadurecimento desse processo. Basicamente, as vocações religiosas podem ser divididas em três grupos:
VOCAÇÃO MATRIMONIAL OU LAICAL: vivida por leigos batizados que participam da comunidade cristã na Igreja. Para esse grupo, diversos propósitos de vida podem ser encontrados através do ministério familiar ou ações missionárias.
VOCAÇÃO SACERDOTAL: homens chamados a anunciar o Evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho de Deus. São os diáconos, presbíteros e bispos.
VOCAÇÃO RELIGIOSA: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de Pobreza, Obediência e Castidade, e seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa.

 

 

(Autor desconhecido)

Compartilhe: