Ir para o conteúdo

terça-feira, 09 de agosto de 2022

Artigos

Entenda o que é a Síndrome de Burnout

Sabe aquele cansaço excessivo e estresse prolongado no trabalho? Eles podem ser mais do que isso – e indicarem que você está sofrendo com a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.
O distúrbio se manifesta quando a relação com o trabalho acaba se transformando em estresse, ansiedade e nervosismo intenso. A pessoa acaba sendo levada ao seu limite, físico e/ou emocional, sentindo-se extremamente cansada, desmotivada e esgotada. Consiste em uma espécie de estresse crônico e de maior gravidade relativa ao contexto de trabalho. Ela se caracteriza por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixo sentimento de realização.
É importante ressaltar que a doença não está somente relacionada com o ambiente de trabalho, muitas vezes as tarefas da faculdade ou até mesmo de casa podem ocasionar problema.
O fato é que o Burnout está relacionado com o excessivo esforço físico, mental ou emocional, seguido de poucos momentos de descanso ou descontração. Tudo que ocupa muito o seu tempo e acaba sugando a sua energia pode ser motivo para que o Burnout apareça.
A doença se manifesta por um conjunto de fatores que podem ser de origem da personalidade (genética) e condições ambientais (fatores externos). Mas, é importante ressaltar que pessoas com personalidade mais rígida, que não tolera frustrações, está mais propensa a desenvolver o Burnout.
Outros fatores acabam influenciando no desenvolvimento da Síndrome de Burnout, como os problemas com o chefe, com familiares, no relacionamento, etc. Tudo isso cria um desequilíbrio interno, impactando negativamente em sua saúde mental e física, prejudicando sua qualidade de vida.
Por isso é necessário prestar atenção em muitos detalhes, sendo que o diagnóstico só deve ser feito por um profissional.
Nas próximas semanas daremos dicas importantes de como identificar, cuidar e se prevenir da Síndrome de Burnout. Esperamos vocês!!

 

Luciana Maria Depieri Branco
Neurocientista
SBNeC n° 16253
www.reabilitacaomultimidia.com.br

 

Contato Ginástica para o Cérebro: Hospital São Jorge (17) 3321-5050

Compartilhe: