Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Empresas investem em saúde mental dos colaboradores

A saúde mental ganha cada vez mais espaço na lista de prioridades de grandes empresas. Além de ser algo essencial para a qualidade de vida das suas equipes, também é fundamental para você conseguir manter talentos de qualidade em sua organização.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas com a saúde mental no trabalho são responsáveis por grande parte da perda de produtividade dos profissionais. Consequentemente, também interferem nos resultados das empresas.
Conflitos e dificuldades de todos os tipos podem contribuir para prejudicar a saúde mental das equipes. Por exemplo, uma liderança que não sabe passar um feedback objetivo e acaba criticando um profissional diretamente precisa urgentemente rever a sua postura.
Sendo assim, uma equipe mentalmente saudável torna-se mais produtiva, mais alegre e, consequentemente, melhora o ambiente de trabalho. Esses três fatores já são suficientes para que os gestores entendam a importância de pensar na saúde mental da sua equipe.
Trabalhadores com ansiedade, depressão e estresse elevado, tendem a ficar desmotivados. A qualidade dos trabalhos feitos por eles tende a ser afetada, o relacionamento com os colegas e com os líderes também. O resultado disso é um clima organizacional ruim, uma produtividade baixa e uma diminuição no crescimento da empresa e dos profissionais.
Uma pesquisa da “Harvard Business Review” mostrou que funcionários infelizes produzem até 18% menos quando comparado aos demais. A importância da felicidade envolve, ainda, uma série de outros fatores: funcionários engajados e felizes têm 98% mais chances de se identificarem com as metas e valores da empresa
Por fim, vale lembrar que um ambiente que prejudica a saúde mental de seus colaboradores tem muito mais dificuldades de reter e atrair talentos. Ou seja, as pessoas não pensarão duas vezes em deixar a sua empresa, além disso, prejudicar a imagem dela no mercado. Sem talentos, fica impossível se desenvolver, certo?
Então, gostou de saber como promover ações voltadas para a saúde mental no trabalho dentro da sua empresa? Estamos aqui para ajudar você! Se quiser saber mais e conhecer nossos programas de Ginástica para o Cérebro Empresarial e cuidados com a saúde mental entre em contato conosco.

 

Luciana Maria Depieri Branco
Neurocientista
SBNeC n° 16253
www.reabilitacaomultimidia.com.br

 

Contato Ginástica para o Cérebro: Hospital São Jorge (17) 3321-5050

Compartilhe: