Ir para o conteúdo

terça-feira, 21 de maio de 2024

Artigos

Eleições no Conselho do Grêmio: uma vitória histórica

            O Grêmio Literário de tradição secular, teve eleição para renovação de 10 cadeiras, do total de 20, nesse 7 de Abril (Domingo).

Seria uma eleição desnecessária à vista do fantástico momento por que passa o clube ora administrado por uma Diretoria liderada pelo pecuarista e veterinário Ricardo Daher. Mas, a saga, a vontade de retomar um poder, a falta de um mínimo de humildade levou cidadãos a tentar provar o contrário do que, enfim, aconteceu.

Por mais que possa parecer estranho, o pai vem a público e comentar um fato social que é, sim, relevante, considerando necessário publicitar uma boa verdade e notória realidade muitas vezes somente mostráveis por uma mera eleição.

E assim aconteceu: a situação no clube conquistou 8 de 10 cadeiras disputadas num processo eleitoral conduzido com o maior dos cuidados para se preservar o respeito mútuo de candidatos e eleitores.

Resumidamente, tudo pode ser expresso pela postura dos 2 vencedores da chapa de oposição imediatamente postando-se, logo após a apuração dos votos, de forma solidária e somatória nas futuras decisões do clube.

Nem tudo, porém, fica isento de críticas pela postura apaixonada, de um ou outro, exarando conversas indignas, deixando fluir meras visões pessoais, ambiciosas, pretenciosas e indignas da grandeza desse tradicional clube.

É um momento para unir de uma vez por todas.

O Grêmio é o Grêmio.

Hoje mescla dirigentes mais antigos, que foram jovens idealistas e lutadores pelas causas justas e justificáveis, sem terem perdido o devido respeito pelas tradições da Casa. O tempo os mistura com jovens também idealistas de uma nova era, de um novo momento.

Minha idade permite ter vivido todos esses momentos e assistir agora esse fenômeno de conjunção de figuras amadurecidas engajadas com jovens idealistas e de boa índole.

As novas gerações, ora emergentes, precisam ouvir pais e avós e entender que tudo é possível de harmonizar bastando conservar os valores que não se perdem com o fluir dos tempos nem com o andar da carruagem.

É um exercício constante nos diversos setores da vida moderna, claramente aplicáveis na vida clubística do porte de um Grêmio Literário e Recreativo de Barretos.

Duas lições têm sido pregadas e aprendidas nesse processo de evolução do Grêmio. Uma delas é pessoal do Presidente Ricardo que é a aplicação rígida da Lei e das normas estatutárias no clube. Isso faz doer (e, até, berrar) quando interesses pessoais ficam podados ou obstruídos. Principalmente, quando fere vícios antigos sendo agora barrados na vida do clube.

O associado mais distante, com baixa frequência, deve ficar sossegado, porque oportunismos antigos já não vigem mais e, sendo descobertos a cada momento, são podados, certamente gerando determinadas reclamações.

Parabéns a todos: vencedores, vencidos e associados por mais um exemplo de prática democrática cumprida de forma exemplar.

E vamos que vamos…!

Dr Fauze José Daher

Médico e Advogado

Titular da camisa 7 da Seleção do Grêmio

Titular da camisa 7 do Touro do Vale (BEC) idos anos setentas

Compartilhe: