Ir para o conteúdo

sábado, 20 de julho de 2024

Artigos

E O INVERNO CHEGOU

Bom Dia Barretos.

Finalmente o inverno chegou afastando a onda de calor que nos atormentava até poucos dias atrás. Época romântica, propícia para se tomar o chocolate quente, tirar os agasalhos dos armários e se vestir de maneira mais elegante. Claro que estamos falando de um inverno ameno, com menos ondas de frio que congela até a alma. Época de matar a vontade de comer feijoada e degustar bons vinhos.

Mas o inverno traz consigo também sua parte perversa que são as doenças típicas do inverno ou que se agravam nesse período. Falo do resfriado comum, das gripes, da pneumonia, da sinusite, da faringite, amigdalite, otite e toda uma gama de “Ites”.

O resfriado comum é o mais benigno e se caracteriza pela coriza, febrícula, e um leve mal estar. Já a gripe é mais severa geralmente vêm com febre alta, muitas dores pelo corpo, tosse mais severa, e muitas vezes, levam os doentes para a cama. Já a pneumonia é muito mais preocupante porque ataca os pulmões, tem que ser tratada com antibióticos e nos casos mais severos a internação hospitalar.

A pneumonia é muito mais grave em crianças e nos idosos, que têm uma imunidade menos aguçada e se não bem tratada pode até levar ao óbito. Já a sinusite, se não é uma doença grave, traz consigo muita dor de cabeça e se transforma num foco infecioso no organismo.

A amigdalite, além de vir acompanhada de muita febre e muitas vezes dificuldade para deglutir, é também porta de entrada para doenças como febre reumática, infecções urinárias entre outras. Otite, faringite e outras infecções acabam por expor o organismo a várias intempéries.

Mas tudo isso pode ser evitado com cuidados gerais, como evitar correntes de ar, se agasalhar corretamente e se prevenir com vacinas existentes no mercado. O governo oferece de graça a vacina antigripal que previne a gripe, ou pelo manos a ameniza.

Lamentavelmente, a taxa de vacinação em Barretos está muito baixa, o que nos leva a prever no pico do inverno uma grande quantidade de pessoas gripadas e com as suas consequências. Faço aqui um alerta para as pessoas que ainda não vacinaram que procure uma unidade de saúde mais próxima e se vacine. Desejo a todos um inverno saudável

BOM DIA BARRETOS.

Compartilhe: