terça-feira, 20 de outubro de 2020

Artigos

É muito importante manter a vacinação em dia principalmente das crianças

Mesmo em tempos de pandemia, todas as pessoas, principalmente as crianças, devem manter a vacinação em dia. Essa é a recomendação das principais instituições mundiais de saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a interrupção na vacinação, mesmo que por um breve período, pode aumentar a probabilidade de surtos e o número de indivíduos suscetíveis a graves doenças imunopreveníveis, como sarampo, meningite, pneumonia, gripe, febre amarela, hepatite, coqueluche, entre outras.
“Para cada faixa etária existe um calendário vacinal – que vai desde o recém-nascido a melhor idade e cada vacina tem a sua importância para cada fase. Por isso, é muito importante manter este calendário em dia” – afirma o Dr. José Luiz Iunes Filho, médico pneumologista adulto e infantil (CRM-SP 108976 / RQE 50810) e clínica médica (RQE 50809).
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o não comparecimento de crianças aos postos e clínicas de vacinação para atualização da caderneta de vacinação, pode impactar nas coberturas vacinais e colocar a saúde de todos em risco. O calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e todas as vacinas recomendadas no PNI estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A rede privada de vacinação oferece, além deste calendário nacional, um calendário complementar e algumas opções com uma proteção mais ampla, como por exemplo, a meningite meningocócica – dos cinco principais tipos (A, B, C, W, Y), a vacina quadrivalente contra a gripe e as pneumocócicas.
”Estamos no mês das crianças e o melhor presente que os responsáveis podem oferecer a elas, é saúde. A vacina continua sendo a melhor forma de prevenção” – lembra o médico especialista – Dr. Iunes.
Procure o posto de vacinação mais próximo da sua casa ou uma clínica de vacinação particular. O Instituto Respire Vacinas e Infusões, localizado no espaço St. Peter Medical Center, dentro do North Shopping Barretos, checa a carteira de vacinação e se preferir, pode aplicar as vacinas de forma domiciliar, com conforto, segurança e tranquilidade.
Mais informações: 17. 3323-1542.

Compartilhe: