Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Artigos

Dra. Marisa Cassim: ilustríssima barretense que nos deixa

Barretos tem, em sua história, filhos e filhas que conseguem alcançar destaque e projeção com brilho especial para o Brasil afora. Muitas personalidades há que permeiam discretamente no convívio da população em geral, mas que são referências especiais quando notadas no meio amplo de nossa Pátria.
Dra. Marisa Barbar Cassim, cuja titulação ocuparia o espaço de três textos como esse, teve sua formação na PUC São Paulo e Campinas, na área de Letras Neolatinas com Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Paris III – Sorbonne na França.
Trabalhos na área de Ciência e Tecnologia, realizados por todo o Brasil, refletiram a importância de sua função, posicionando-a como Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq, dentre muitas atividades correlatas.
Importante os barretenses saberem que Dra. Marisa, num gesto de amor pela sua cidade/berço, encontrou, há 12 anos, uma janela de tempo de 2 anos para tirar do papel e criar toda a estrutura técnica do Parque Tecnológico de Barretos, vocacionado para a área de Alimentos e Energia renovável, objetivando inovações com geração de riqueza para o setor.
Liderou uma equipe de barretenses, conseguindo fazer com que concessão do então Governador Geraldo Alkmin fosse levada até o ponto de liberar recursos para a construção do núcleo inicial, numa área cedida pelo empreendedor Dr. Armando Milani e seus filhos.
A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, de então, fez a observação de que foi, dentre trabalhos técnicos de implantação de parques tecnológicos do Estado paulista, considerado o mais rápido e melhor embasado. Infelizmente, o prefeito subsequente que colheu essa missão valiosa, politicamente não quis avançar em sua consecução. Ficou, porém, o trabalho da querida barretense Marisa, de valor inestimável, como marca registrada de seu talento, competência e apreço pela sua terra natal.
Vale também, nessa singela homenagem a alguém com méritos consideráveis, ser dado aos seus parceiros de trabalho da alta cúpula brasileira da Ciência, Tecnologia e Cultura, conhecimento da rica raiz originária de Marisa.
Descendente de imigrantes árabes do início do século passado, teve em seu avô Alcino Cassim, patriarca do clã composto por figuras com importantes missões como Dr. Omar Cassim, Merchid Cassim, D. Fátima (tia Filhinha), D. Maria (tia Nena) e D. Sálua (tia Sali) e de seu progenitor Cassim Pedro Cassim (o tio Nêgo).
Colônia árabe de Barretos, sempre orgulhosa de seus membros pela tradição de entrosamento social, cultural e político na vida da cidade, o que é comum acontecer com nossos “patrícios” em qualquer recanto do mundo inteiro. Os Cassim, em Barretos, são fidedignos exemplos.
Tia querida por todos os seus parentes ascendentes, irmãos e descendentes, Dra. Marisa deixa uma lacuna no meio de seus amigos e amigas por conta da Divina decisão.
Ficará a lembrança de uma pessoa inteligente, afável, influente que marcou nossa terra por conta de sua trajetória profissional e humanística, merecendo ocupar a galeria de barretenses ilustres e muito queridos.
Que Deus a receba em seu Reino e nos conforte todos, amigos e familiares nos reservando a lembrança do seu carisma tranquilo, sereno, tecnicamente objetivo, eficiente e sempre amigo.
Que assim seja.

 

 

 

 

Dr Fauze José Daher
Médico/Cirurgião – Membro Titular
do Col. Bras. de Cirurgiões (TCBC),
Ex Secretário de Desenvolvimento
Econômico do Município de Barretos,
Mestre em Ciências pela Universidade
Federal de São Paulo (UNIFESP)
Advogado

Compartilhe: