Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

Dr Virgílio de Ávila Lima: a ida de um valoroso pediatra que deixou a sua admirável marca

A semana foi marcada pelo chamamento ao Oriente Eterno do querido Dr. Virgílio de Ávila.
Um médico pediatra que cumpriu sua missão na Medicina, exercida com o zelo e responsabilidade sempre tranquilizadoras às mães ciosas do bom cuidado de suas proles.
Gerações de hoje e barretenses que vieram de fora premiar a nossa comunidade devem saber que uma família numerosa e tradicional na agropecuária tinha o orgulho de ter um médico respeitado pela comunidade: os Ávila Lima.
Fez parte de uma coleção de bons pediatras, trabalhando ao lado de especialistas sucessores de Ally Alahmar, Arquimedes Machado e Wilson Palma da Rocha, como os Drs Ducatti, Gonzaga e, felizmente, entre nós os Drs. Portioli, Alahmar Filho, J.L. Iunes, Emanoel, Yolanda, Rosalina, Kadri, Tarcísio, Ana Paula, além de outros missionários da cura e da puericultura.
“Dilim”, como era tratado carinhosamente pelos amigos e colegas, cumpriu um papel social (adicional) típico de médicos no cenário político nacional: foi vereador à Câmara Municipal de Barretos, contribuindo com seu bom senso e flexibilidade nas decisões que sempre interessaram à grande população.
Pudemos usar da mesma Tribuna, ora consonantes, ora discordantes, mas sempre com preservação do espírito democrático e assertivo aos interesses coletivos.
Destacada foi a sua participação como membro do Club “Os Independentes”, que presidiu em tempos do Recinto “Paulo de Lima Corrêa”, que tinha a característica de envolver também o rico folclore sertanejo de outros rincões do Brasil, além dos rodeios em cavalos e touros.
O mundo da Medicina atual, praticada em moldes contrastantes com aqueles exercidos no passado, vai perdendo, a cada dia, figuras representativas de um modelo de profissional cada vez mais distante da inspiração Hipocrática. Fica a esperança de que o futuro possa reservar padrões que possam preencher tais lacunas.
Como frisou seu filho Victor nas homenagens finais: Deus levou meu grande amigo e companheiro. Foi valente no enfrentamento dos últimos dias. Pai de Virgílio Fo., Victor e Vinicius, que foram criados como verdadeiros amigos, deixando a sua Maria Angélica, esposa querida e de muitas amizades.
Por fim, aos que bem conheceram Dr. Virgílio, ficará e lembrança de momentos alegres que eram premiados pelo seu sorriso alegre e gargalhas contagiantes que faziam bem às rodas de amigos e colegas.
Fica aqui registrada essa homenagem, que certamente conforta amigos, colegas e parentes, e os desejos de amparo do Senhor diante da lacuna que será bastante sentida.

 

 

 

Dr Fauze José Daher
Ex Presidente da Associação Paulista de Medicina – Reg. de Barretos
Ex Diretor Clínico da Santa Casa de Barretos
Ex Vereador Constituinte de Barretos e Advogado

Compartilhe: