Ir para o conteúdo

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Artigos

Dr. Gilberto Colli: um Cidadão Honorário que enriquece nossa Barretos

A Câmara Municipal aprovou recentemente a concessão, por unanimidade, do título de Cidadão Honorário ao médico hematologista Dr. Gilberto de Freitas Colli. Nem sempre tais atitudes refletem o preenchimento dos requisitos e justificativas para a honraria bastante representativa.
Essa, de fato, faz jus ao que merece o destacado e competente profissional e o enriquecimento que uma comunidade adquire ao conceber um “filho brilhante”.
Está aí a justiça exercida. Descoberto pelo Dr. Paulo Prata, soube ao longo dos anos engrandecer o ideal do pioneiro Hospital São Judas, suplantando situações e dificuldades crescentes, sempre mantendo o gabarito de uma medicina clássica, ética e produtiva, tão raramente encontrada no mundo da medicina atual.
Com uma característica: nunca se dobrando a injunções maiores que não estivessem em consonância com a ética e a prática de uma medicina honesta. Ao contrário, decide com condutas tecnicamente adequadas e atualizadas ao nível de centros maiores da Hematologia.
Nesse contexto, Colli sempre encontrando tempo para atividades comunitárias diversificadas no campo da cultura, da benemerência e da valorização da condição profissional de seus colegas médicos.
Barretos tem determinada sorte. Consegue atrair pessoas recém ingressadas na sua vida que chegam à aposentadoria com a vontade de aqui ficar, a despeito de concorrências maiores de suas origens.
É o que aconteceu (e acontece) com médicos advindos de Bebedouro e de Ribeirão Preto e se tornam aficionados e apaixonados pela nossa “chãopretana terra”. Exemplos típicos dos queridos Toller, Portiolli, Madeira centrados nas figuras de médicos aposentados ou aposentando, ao exemplo de Drs. Getúlio, Antônio Carlos, Nelson, Aparecida representando dezenas de outros muitos.
O dia a dia é capaz de colocar divergências naturais e normais em função de visões políticas que são próprias do relacionamento humano maduro e civilizado. Porém, jamais suficientes para empanar o respeito, a admiração e (por que não?) uma profícua amizade como é privilégio do prezado Gilberto.
Que Deus conserve essa mística: de enriquecer nosso meio com cidadãos exemplares e valorosos, tornando-os apaixonados pela nossa característica de uma urbe tranquila, alegre e festeira.
Esse fenômeno já não tem sido tão consistente. Barretos tem perdido centenas de médicos gabaritados por silenciosas e tristes mudanças.
Que Nossa Senhora Aparecida, ao lado de Guadalupe, vigie esse fator de riqueza de nossa cidade.
Parabéns, Giba! Barretos se junta à sua alegria como barretenses orgulhos de tê-lo entre nós.

 

 

 

Dr. Fauze José Daher
Médico Cirurgião
Ex Presidente da Assoc. Paul.
de Medicina Reg. Barretos
Advogado.

Compartilhe: