Ir para o conteúdo

sábado, 27 de novembro de 2021

Artigos

Dr. Antônio Marques: carreira memorável como grande médico do passado

O mundo atual passa a viver um tempo de Medicina e médicos com paradigmas totalmente diferentes de gerações que foram ricas em princípios, preceitos, conhecimentos, habilidades e um senso profissional extrapolado às virtudes de um verdadeiro sacerdócio.
Como tive a sorte, a honra e o prazer de conviver com figuras que definiram um padrão de verdadeiros guardiões de famílias. Mais que médicos de família eram os médicos das famílias, merecedores da mais absoluta confiança nas questões de saúde e, por que não, como fiéis conselheiros sociais.
Dr. Antônio Marques Guimarães era um desses, que formavam um grupo de 30 notáveis e respeitados médicos, a maioria cirurgiões, mas que cuidavam de aplicar a Medicina em todos os seus ramos.
Tratado carinhosamente entre nós como “Português” foi, dentre esses meus antigos e queridos colegas, o que traçou a trajetória mais rápida e altaneira de sucesso profissional, a ponto de com apenas 50 anos, ter se transformado num empreendedor rural do mais alto nível.
Em curva de crescimento espiculada para o alto, que tomou das suas mãos o bisturi por duas razões: só ele, mero neófito em ruralismo, poderia dar sequência a uma progressão impressionante e cada vez mais exigente de sua habilidosa presença. Fruto de uma Medicina bem exercida e bem-sucedida.
A outra razão era não mais poder dar o tempo, dar a atenção e sua simpatia à enorme clientela, da forma como sempre fez, negando-se a exercê-la sem o devido zelo, aplicação e obstinação. Tive o prazer de ser confiado por ele, ainda jovem, de regresso à nossa cidade, a cuidar de seus casos operados quando já vinha sendo absorvido pela sua crescente atividade agropecuária.
Deixou a Medicina e Cirurgia no auge da carreira, em lapso curto de tempo que pude assistir de perto, trabalhar nos mesmos centros cirúrgicos e ampliar uma amizade que nascera na vizinhança de nossas casas no querido Bairro Fortaleza, sede das moradias dele, de meus pais e de seus progenitores.
De sua geração que incluiu grandes profissionais como Drs. Galvão, Manhães, Nativo, Arquimedes, Wilson Palma, Hayek, Spina, Batista, Orlando Monsef, Hélio Garcia, Paulo Monteiro, Décio de Deus, Milton Baroni, Apolônio Moraes, Lúster Silveira, Lázaro Siqueira, Machado, Matinas Suzuki, Ali Alahmar, Sergio Pimenta, Demétrio Coelho, Ulysses Menezes, além, de outros que fogem à memoria mas, merecedores da lembrança de todos.
Estão a cumprir missão semelhante ou já aposentados, figuras como Salim Ubaiz, Mamed Ubaiz, Uebe Rezeck, Rui Menezes Jr, Onibar Nunes, Virgílio de Ávila, Nilo Vilela todos verdadeiros testemunhas desse carisma que foi Dr. Antônio Marques.
Minha geração pode conviver junto de gabaritados profissionais entrelaçando amizade, respeito, solidariedade, sempre na busca de proteger os pacientes e em verdadeira identificação de postura ética, ao lado de colegas que se foram com certa precocidade: casos de Carlos Décio, Zaid Geraige, João Ducatti, Lintz, Lycurgo, Omar Geraige, Domingos Boldrini e, mais recentemente, o Gonzaga.
Enfim, chegou a hora de nosso colega e amigo, Dr. Antônio. Como tanto pudemos prosear enquanto ativos e após a sua aposentadoria médica. Certa vez, lhe perguntei: “Qual o segredo de conseguir, tão rapidamente, o sucesso na lavoura de grãos e da pecuária, tendo uma formação médico/cirúrgica?” Ele sorriu e disse: “Se nós aprendemos a Arte Médica, que é uma miscelânea de tantas outras ciências, conseguindo com isso ganhar um “olho clínico”, certamente, damos conta de entender as outras vidas como o gado e a lavoura: torna-se muito fácil…”
Dr. Antônio Marques Guimaraes deixa como legado uma família querida e exemplar, sempre ao lado de D. Maria Aparecida, sua esposa, das filhas Maria Olímpia e Maria Regina, dos queridos e dedicados genros Cecel e Isac construindo as respectivas proles que são verdadeiras perolas de nossa sociedade.
Que Deus o receba junto a tanta gente boa com quem conviveu no dia a dia de nossa missão, e de almas que puderam receber a graça de seus cuidados profissionais.
Vai daqui, de mim e de meus familiares, as orações pelo seu acolhimento e o abraço fraterno a todos os seus.

Dr. Fauze José Daher e família.

Compartilhe: