Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Dor nas pernas? Dicas para não sofrer com elas

Depois de dançar e sambar muito no Carnaval, a pergunta que não quer calar é: como ficam as dores depois de tantas horas em pé? Quando se fala em saúde das pernas, as pessoas que já têm algum problema circulatório podem ter mais sintomas de dor, cansaço nas pernas e inchaços nessa época, porque ficam mais tempo se movimentando. Mas, a dança e o movimento, por outro lado, estimulam a circulação e evitam as dores nos membros inferiores.

Homens x Mulheres – Quando se fala em predisposição a ter mais dores nas pernas, as mulheres ganham, já que a prevalência de quadros de varizes e vasinhos é maior no sexo feminino. O ideal é que quem já tem esses sintomas faça uso de meias elásticas para ajudar no controle da dor e do inchaço.

Para quem usou saltos muito altos ou rasteirinhas nos últimos dias, isto pode ter atrapalhado o funcionamento adequado da musculatura da panturrilha, que é a principal responsável pelo retorno do sangue ao coração. Pode ter provocado piora da circulação, o que explica as dores nas pernas.

E se, depois destas dicas, ainda sentir incômodo como inchaços ou surgirem manchas, é recomendado procurar um especialista vascular para fazer uma investigação mais detalhada.

Dra. Karen Utsunomia, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

Compartilhe: