Ir para o conteúdo

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Artigos

Dizer sim e dizer não

Paciência é um movimento interior que nos dá percepção da vida e as delicadezas do tempo. Sem a paciência podemos incorrer no risco de não perceber o que de fato merece ser percebido. Nossos olhos apressados não nos conduzem a essa raridade nos oferecida que é a paciência.

Muitas vezes matamos a oportunidade de viver bem porque não somos capazes de fazer a leitura correta do que o tempo está nos pedindo. O livro do Eclesiastes (cf. Ecl 3, 1-8) nos dá um parâmetro de que há um tempo para tudo em nossa vida. E é nele que temos a oportunidade de ir aprendendo a ser quem realmente somos. Cada dia o tempo vai nos pedir alguma coisa, e é esse olhar atento que vai dando essa clareza de perceber o que de fato hoje grita pelo nosso nome: O que de fato hoje chama por mim? Qual a realidade que hoje é inadiável?

Somos tão negligentes nessa percepção que na maioria das vezes desperdiçamos um dia, meses e até anos colocando empenho em uma realidade que não era para aquele momento. É importante desenvolvermos a capacidade madura de dizer não e de dizer sim. Somos a pessoa mais próxima de nós mesmos. Se não aprendemos a dizer não agora, não seremos capazes de gozar com o sim futuro.

Deparamos em muitos momentos com a realidade de que precisamos mudar nosso agir, nosso jeito de falar ou se portar, mas não podemos esquecer de que o que nos leva a atitudes são os sentimentos que são gerados dentro de nós, e para mudar os comportamentos é necessário descobrir as atitudes que nos leva a realizá-los.

Um grande filósofo, Sartre, nos dá um abrir de horizontes neste sentido. Ele diz que "ser livre não é poder fazer o que se quer, mas é querer o que se pode". É necessário enxergar que naquele momento só se pode dizer não, e em outros se pode dizer sim.

Talvez tenhamos a sensação de que erramos com tal escolha, mas mesmo que tenha isso acontecido não podemos deixar que ela passe despercebida e torne realidade transformada no futuro.

Matheus Silva

Seminarista

Compartilhe: