Ir para o conteúdo

sábado, 27 de novembro de 2021

Artigos

Distorções Conflituosas

Bom Dia, Barretos!
O sistema democrático se baseia e se sustenta na perfeita harmonia entre os três poderes da república. O poder executivo, que foi escolhido eleitoralmente pela maioria, para conduzir a o destino da administração pública, dentro dos princípios alardeados durante a campanha eleitoral. O poder legislativo, eleito com a missão de elaborar leis, acompanhar a execução orçamentária, e assessorar o executivo na busca da excelência administrativa. O poder judiciário, a quem foi conferida a missão de ser o guardião da carta Magna, ou seja, o cumprimento das regras constitucionais, além de julgar as divergências entre os poderes. Infelizmente estamos vivendo momentos de distorções conflituosas, onde um quarto poder se imiscuiu, o poder dos órgãos de comunicação, defendendo teses que não passaram pelas urnas, e visam prioritariamente seus interesses econômicos e a defesa seus pontos de vista. Por outro lado, o legislativo passou a se preocupar muito mais, em buscar emendas que favoreçam seus interesses econômicos e eleitorais, que se preocupar em votar as reformas que tramitam em nossas casas legislativas, com medo de desagradar, essa ou aquela categoria de funcionários ou trabalhadores. Pior ainda as emendas buscam privilegiar obras ou a compra de equipamentos que possam favorecer o recebimento de propinas.
Por outro lado o poder judiciário passou a legislar por conta própria e se colocar acima do bem e do mal, se intrometendo em todos os poderes, balizando a conduta que devem ter. O quadro de desorganização institucional se espalhou por estados e municípios, a ponto de vereadores tentarem impor seus interesses imediatistas, financeiros e políticos, tentando submeter os prefeitos a atenderem seus pleitos, ameaçando paralisarem suas administrações, fazerem oposição raivosa, e até atentarem contra seus mandatos, pelo crime de estarem cumprindo as leis dos homens e de Deus. Distorções conflituosas e perigosas. Por outro lado, estamos vendo prefeitos gravando vereadores que os estão chantageando e encaminhando as gravações para o ministério público. Clima muito ruim para o bom relacionamento que a constituição exige e que deve nortear a administração pública. Queira Deus que possamos voltar a agir como pessoas civilizadas, tementes a Deus, e que ao cumprir um mandato, possamos entender que estamos apenas cumprindo uma missão e não desfrutando e pervertendo o mandato que nos foi outorgado pelo povo.
Bom final de semana a todos, com muita paz e tranquilidade, e se sobrar um tempinho, ligue para o seu parlamentar, aquele em quem você votou, e pergunte o que ele tem feito pela sua cidade.
Bom dia, Barretos!

Compartilhe: