Ir para o conteúdo

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Artigos

Direto da Fonte

O COMDEMA…
…se reúne no próximo dia 20 de outubro, segunda-feira. COMDEMA é o Conselho Municipal do Meio Ambiental. Existe para discutir as questões ambientais de Barretos. A pauta para a próxima reunião vai tratar do Município Verde Azul, Simpósio de Engenharia Ambiental e Fórum de Educação Ambiental. Que tal: queimada, qualidade do ar, das águas do Córrego Pitangueiras, falta de árvores na cidade, a questão do lixo! Esses são assuntos prementes que merecem pauta extensa.
 
Barretos é…
…campeã das cesáreas na região. O número é tão alto que chega a ser o inverso do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. São 85 cesáreas a cada 100 partos, portanto 85% de cesáreas. O recomendado é 15 cesáreas a cada 100 partos, portanto 15%. Amanhã a Agência Nacional de Saúde (ANS) coloca em discussão justamente isso: a redução de cesáreas através de duas resoluções dentro do sistema suplementar de saúde. No sistema público deveria ter as mesmas resoluções.
 
Para que…
…serve uma coluna como a Direto da Fonte? Para abrir novos horizontes, claro. Sair da pauta normal. Por isso, insistimos em assuntos diferentes. Olha o caso da chikungunya. Tivemos um caso bem próximo em Monte Alto. Depois vários casos lá em cima no norte do país. Outro caso na Bahia. Agora aparece outro caso em Minas Gerais, Belo Horizonte. Quer dizer o bicho vem descendo. Por que alertar? Por que é uma picada cruel, põe a pessoa a nocaute, não mata, mas demora mais de 2 meses para sarar.
 
Por que…
…a qualidade dá água do Córrego Pitangueiras quando sai de Barretos é considerada de Nível 4, segundo informações da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)? Ou a informação da CETESB, mais precisamente, do engenheiro químico Márcio Barbosa Santos, está desatualizada ou então as ETEs da cidade não estão aguentando filtrar todo o esgoto que é produzido. Ou então tem alguma outra possibilidade que abre um bom caminho para o COMDEMA.
 
Como o projeto…
…do Orçamento Municipal para 2015 ainda está em andamento e não começou a ser votado era hora dos Conselhos Municipais, principalmente os de Cultura e Meio Ambiente, colocarem uma colherinha nesse angú. Proposta de emenda pode ainda ser encaminhada através de vereadores. Claro que os dois Conselhos têm que ter propostas coerentes e possíveis de serem passadas. A Cultura, por exemplo, terá R$ 3,6 milhões não é tão ruim, mas podia ser melhor. É quase 1%.
 
As pessoas…
…acima de 60 anos, curiosamente chamados de Terceira Idade, tem dinheiro para receber, mas não tem reserva financeira. Isto quer dizer, que gastam quase tudo o que tem e não estão fazendo a poupança que deveriam. Nem todos estão nesta situação, somente 57% deles, mais da metade. A pesquisa foi feita pelo SPC Brasil e a resposta principal é que "devem porque não sabem controlar as finanças". Mas, o óbvio é controlar como e para que?
 
Quem são…
…eles? Esta é a pergunta que tanto a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Câmara dos Deputados, quanto a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado querem ver respondida. Ambas as comissões querem entrar com ação na justiça para conhecer logo todos os envolvidos no escândalo da Petrobrás. Se o vazamento do inquérito estourou próximo ao primeiro turno não é demais esperar que o resto vá estourar quando estivermos próximo do segundo turno?  
 
Tecnologia disruptiva…
…é isso, tem mais equipamento a disposição que gente para utilizar. A não ser os fanáticos que carregam mais de um celular. Os dados da Anatel mostram que hoje no Brasil a teledensidade da telefonia móvel já chegou a 137. No estado de São Paulo é ainda maior atingindo uma teledensidade de 152. Perde somente para o Distrito Federal que está em 218. Quer dizer mais de dois celulares para cada pessoa. Agora não se pode nem descontar as crianças, que também já andam de celular nas mãos. 

Compartilhe: