Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Artigos

Direto da Fonte

Um novo site…
…a favor do paciente foi aberto ontem pela ANVISA (Agência Vigilância Sanitária). Trata-se do 'Segurança do Paciente' (www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/) que vai receber informações sobre incidentes e eventos adversos que tenha acontecido (ou esteja acontecendo) com o paciente. O site pode ser utilizado por profissionais de saúde, pelo próprio paciente e por familiares. Como todo site de transparência é preciso paciência. O caminho começa no link chamado Cidadão.
 
Os frigoríficos…
…estão dançando conforme a música definida pelo comportamento de dois músicos diferentes: produtores e consumidor final. O primeiro, como tem pouco boi terminado, consegue manter o preço no alto. Ontem em Barretos os negócios bateram em R$ 130,00 a arroba. Como o consumidor final quer pagar menos pelo quilo da carne os frigoríficos consideram que não há lucratividade suficiente para bancar o boi caro. Lucratividade? A margem está em 20,4%!!! Pequena não é mesmo?  
 
A crise…
…na economia não vive só no Brasil. Está certo que a OCDE (Organização para Cooperação para Desenvolvimento Econômico) derrubou ainda mais a expectativa do PIB brasileiro afirmando que não vai passar de 0,3% em 2014. Mas no informe divulgado ontem a OCDE colocou na ribalta países da zona do Euro com a Alemanha crescendo 1,5%, a França 0,4% e a Itália -0,4%. Ter números baixos não justifica nada, mas ao menos mostra que todos estão no mesmo barco. Fora a China, claro!
 
Haja inadimplência…
…geral, total e irrestrita! O resultado da pesquisa Serasa Experien mostra que metade das empresas no Brasil está inadimplente. Mostra também que 91% das inadimplentes são PMEs (Pequenas e Micros Empresas). As dívidas são com fornecedores e credores. Comércio e Serviços ocupam os primeiros lugares, claro, porque são em maior número. No Sudeste, a região mais rica do país, está o maior número de empresas devedoras. Alguma coisa diz que o rumo do neoliberalismo não está dando certo! Ou não?
 
Muita gente…
…ficou sensibilizada com as reportagens do Fantástico sobre a questão de vagas para os idosos. Mas pouca gente fica sensibilizada com a falta de um Código de Postura, que seja cumprido na cidade de Barretos, principalmente relacionado às calçadas na área central da cidade. No entorno da Santa Casa é um verdadeiro desastre com calçadas em declive em vários locais sem mobilidade nem para idosos, nem para cadeirantes. Pior ainda, os estacionamentos obrigam o pedestre a caminhar pelo asfalto. 
 
Pior ainda…
…é que não se vê um político sequer focado na questão da mobilidade urbana, que não tem a ver somente com trânsito de carros, mas muito mais com circulação de pedestres. Algumas casas e não é difícil enxergar isso tem a frente tão inclinada que para andar precisa de um equilíbrio dos bons. A "Direto da Fonte" procurou o Código de Postura no site da Câmara Municipal e não encontrou esse conjunto de regras fundamental para uma cidade. Procura-se um Código de Postura.
 
Cansado de pesquisar…
…os institutos de meteorologia a Direto da Fonte foi buscar outras inspirações. Dona Maria de 70 anos falou que a chuva está por ai porque um pássaro chamado Três Potes começou a cantar. O seu José, 84 anos, disse que os sapos começaram a cantar no final da tarde: "é quase certo que vem chuva por ai". Segundo ele, os sapos estão cantando faz uma semana. Alerta, contudo, que se os sapos pararem de cantar "Aí, o bicho vai pegar!". Ontem a probabilidade de chover era de 80%. Amanhã cai para 5%.
 
Essa vai para…
…quem gosta de cachorros. O cartaz no poste mostra um cão vira-lata, mas bem tratado, bonito e com cara de esperto. O nome do cachorro era Presunto. Fui conhecer a história do Presunto. O dono que estava pregando o cartaz disse que deu esse nome porque o cachorro foi jogado no jardim da sua casa, praticamente morto, dai o nome Presunto. O dono acolheu o cachorro, levou no veterinário e o alimentou. Parece que já acharam o Presunto. Não existe limite para a bondade humana e nem para o humor brasileiro!

Compartilhe: