Ir para o conteúdo

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Artigos

Direto da Fonte

Céu de brigadeiro…
…acompanha a Festa do Peão nos próximos cinco dias. A probabilidade de chuvas fica em maravilhoso 0%. Claro que o clima é de deserto com a umidade do ar chegando a menos de 17% em algumas horas da tarde. Nada que incomode a Peão de Boiadeiro, que inclusive poderá enfrentar temperaturas mais baixas no cair da madrugada. Ontem chegou a 12 ºC. O Instituto de Pesquisas Espaciais prevê que terça-feira (26) a probabilidade de chuva fica em 80%. Mas a Festa tem vários segredos.
 
Começou a dança… 
…das cadeiras na prefeitura municipal de Barretos com a chegada de quatro novos secretários. Três cadeiras já estavam vagas, Administração, Esporte e Convênios e Precatórios. A Secretaria de Promoção Social foi anunciada nesta semana. Um ano e meio, dois anos é sempre um momento de inflexão (e reflexão) de mandato e administração. Essa primeira dança já era esperada e serve para o prefeito acertar o ponteiro do seu “relógio administrativo”. Segue em frente! 
 
Um setor… 
…que merece atenção em Barretos é o relativo ao mercado de trabalho. Julho foi o segundo mês com menor número de admissões do ano de 2014. Só é ultrapassado pelo mês de abril cuja relação admissão e demissão ficou em -83. Admitiu menos que demitiu exatamente 83 trabalhadores. No mês de julho o movimento de admissões e demissões ficou em sete. Ou seja, o resultado foi de apenas sete novas admissões. Nos sete meses a diferença ficou 444. Meros 63 novas admitidos por mês na média. 
 
Essa notícia é… 
…estranha porque a expectativa não é do Brasil, mas sim dos EUA. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) prevê que em 2015 o Brasil terá cinco usinas de etanol celulósico (palha e bagaço) com um volume de produção de 168 milhões de litros. Pelo menos esta é a expectativa da USDA que fez um estudo sobre o desenvolvimento esperado pelo etanol celulósico no Brasil. Esperado pelos EUA, lógico! Enquanto estamos na expectativa a China já vai produzir etanol celulósico.
 
De olho na… 
…‘beberagem’ responsável a AMBEV está com uma carreta na entrada do Parque do Peão contratando garçons e vendedores de bebidas.  O objetivo é construir ações que promovam o consumo responsável e ainda ficar de olho no consumo de bebida alcoólica pelos menores de 18 anos. Está certo que é difícil pedir consumo moderado com tanto estímulo a volta dos frequentadores, mas pelo menos que fique claro os efeitos do álcool principalmente para quem vai dirigir.
 
Esta vai para… 
…a turma do funil. Começa hoje as inscrições para quem vai concorrer às 11.057 vagas da Universidade de São Paulo (USP) e 120 vagas para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo. O ‘funil’ no caso é elaborado pela FUVEST, velha conhecida dos estudantes do 3º ano do ensino médio. A taxa de inscrição é de R$ 145,00 e as inscrições terminam no dia 9 de setembro. Tudo feito exclusivamente pelo site: www.fuvest.com.br!
 
Quem está…
…com débitos parecendo faca na garganta é bom lembrar que o Refis da Copa termina nesta próxima segunda-feira (25). Fazendo os Refis as empresas poderão parcelar dívidas junto à Receita Federal com redução de multas e juros que podem ser abatidos até 100%. A Receita facilitou o trabalho das empresas com a criação do link eCaC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Nele os serviços são protegidos por sigilo fiscal e pode ser feito pelo próprio contribuinte. 
 
A Região tem…
… eventos para tudo que é gosto justamente no mês de agosto. Ontem começou a “Festa do Peão de Boiadeiro 2014” com abertura do rodeio e três shows espalhados pelo Parque. Ontem também começou o 14º FIT (Festival de Teatro Internacional) de São José do Rio Preto. A Fenasucro acontece na próxima semana, entre 26 e 29 de agosto, em Sertãozinho. É considerada a maior feira do setor sucroenergético do mundo. Três festas de fôlego para todos os gostos e atitudes.

Compartilhe: