Ir para o conteúdo

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Artigos

Direto da Fonte

Imagine o sujeito… 
…que vai tomar seu Paracetamol (medicamento para febre e alívio de dores) e de repente engole um parafuso. Pois foi por isso mesmo que a ANVISA suspendeu um lote do medicamento, em um dos blisters no lugar de comprimido havia um parafuso. Se o sujeito estiver com muita dor de cabeça, variando de febre pode eventualmente nem ver o que está tomando. Isso acontece com muita gente. O lote 1998101 com validade para novembro de 2015 foi retirado de circulação pela empresa.
 
Mas a lista… 
…tem sete medicamentos com problemas e retirados do mercado. Por exemplo, a Atorvastina Cálcica indicada para combater o colesterol estava com sua miligramagem diferente da anunciada no rótulo. No rótulo estava concentrações de 10 mg e 20 mg e aferições realizadas indicaram apenas 10 mg. Acontece que 10 mg faz toda a diferença para quem precisa controlar quantidade de gordura no sangue. Todos retirados de circulação ontem pela ANVISA.
 
A Aneel…
…liberou aumento de tarifa a partir do dia 27 de agosto para a empresa distribuidora Electro Eletricidade Serviços S/A. O aumento foi de 35,77%. Cerca de 220 municípios de parte do estado de São Paulo e Mato Grosso vão sentir a dolorosa. Como Barretos faz parte da CPFL e os aumentos já foram concedidos em abril em torno de 16,46% a região e a cidade escaparam. Mas os especialistas dizem ainda vem por aí um “tarifaço” da energia para bancar as termelétricas.  
 
O Fundo Municipal…
… Fundo de Desenvolvimento Rural Sustentável começa a vida com um detalhe a mais: são os 15% do valor da ITR (Imposto Territorial Rural) que entra como verba carimbada no Fundo. Carimbada significa “para ser utilizada somente em função das questões rurais e prioritariamente para a agricultura familiar”. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Amadeu Giacchetto, o valor não chega a ser alto, mas é suficiente para iniciar um novo trabalho no setor em Barretos.
 
O novo diagnóstico…
…feito pela Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente dá conta que o esgotamento do aterro sanitário em Barretos tem data marcada para setembro de 2015. Isso significa que com a nova área obtida o aterro sanitário ainda suporta um ano de quase 100 toneladas de lixo diário. Depois desse período a prefeitura deverá utilizar um aterro sanitário privado. Uma possibilidade será o aterro privado que já está sendo criado a 16 km de Barretos numa área de 40 alqueires.
 
O Minerva… 
…teve a aquisição da unidade de bovinos BRF/SA permitida ontem pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Certo que colocou a traja “com restrições”, mas ao mesmo tempo afirmou que “a operação é potencialmente pró-competitiva no mercado de carne bovina in natura porque a transferência das plantas objeto do ato de concentração permitirá ao Minerva melhores condições de rivalizar com a concorrente JBS, líder absoluta desse segmento”. 
 
Falando em JBS… 
…o próprio CADE está preocupado com a repercussão do slogan “carne de qualidade tem nome”. Segundo o órgão, o slogan contribui para tornar homogêneo o mercado de boi que até o momento era heterogêneo. Ou seja, antes cada empresa tinha sua qualidade diferenciada. A preocupação é a possibilidade de a empresa começar cobrar mais pelo mesmo tipo de carne, somente se baseando no fato de que “seria a única com qualidade”.  Marketing é tudo!
 
Quem está… 
…no mercado imobiliário de Barretos e do interior paulista afora tem um novo motivo para se alegrar. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas que facilitam a tomada de crédito imobiliário e permitem a queda da inadimplência. Isso somente com criação de títulos com isenção de Imposto de renda, fortalecimento de garantias e simplificação jurídica. Como o setor não tem do que reclamar nem do crédito, nem da inadimplência mais facilidades vão estimular mais empreendimentos.

Compartilhe: