Ir para o conteúdo

sábado, 28 de junho de 2014

Artigos

Direto da Fonte

Existe amarelo… 
…prá tudo que é lado. O sol na verdade pelo menos em Barretos não deixa a gente esquecer que o País é amarelo. Salpicado de verde, coberto de azul, e bem que podia ter umas nuvens brancas prenunciando alguma chuva. Pronto, para o brasileiro está construída sua melhor paródia. Hoje é dia de festa, não adianta resistir, entenda ou não de futebol, hoje a “pátria está de chuteira”, como diria Nelson Rodrigues. para o torcedor: só alegria ou sofrimento bastam! 
 
Barack Obama… 
…do alto voando com o Air Force One (Força Aérea Um) assistiu um dos piores jogos da Copa do Mundo 2014: EUA contra Alemanha. E não é que o afrodescendente americano gostou e fez até discurso para os compatriotas. Se fosse um belo jogo, com belas jogadas, e tabelinhas e gols fantásticos então seria o máximo. O “soccer”, como eles chamam o futebol lá nos EUA bateu em audiência o basquete e o “beisebol”. Imagina se fosse um belo jogo! 
 
Felipão sentiu… 
…o peso da responsabilidade e vai investir em Fernandinho, criando um meio-de-campo. Como somos todos técnicos a estratégia é simples: dois laterais que vão até o meio campo e voltam, dois na zona do meio campo, dois pontas rápidos para bagunçar tudo, Neymar na grande área do lado esquerdo, Oscar do direito…Fred dentro da grande área. Pronto. Patuá na mão direita, terço na mão esquerda… Somos bons de bola, oxalá! 
 
Cabelo, cabeleira… 
…descabelado é música da Gal, mas nunca deu muito para entender porque essa fixação nos cabelos que os jogadores usam, quando o que vale mesmo são os pés. Cristiano Ronaldo de gel, foi uma decepção. Messi carequinha fez quatro gols. Müller que não liga prá cabelo fez quatro gols. Neymar tem desculpa para o cabelo loiro: Bruna Marquezine e, também quatro gols cravados. Pro torcedor fanático é difícil pesar o que vale mais: Marquezine ou 4 gols! 
 
Até o pessoal… 
…do Mensalão entrou na dança dos bons momentos da Copa do Mundo. Foi sair o ministro Joaquim Barboza e o STF (Supremo Tribunal Federal), muito bem ancorado na jurisprudência e no direito constitucional liberou duas principais figuras: José Dirceu e Delúbio Soares, para trabalhar. José Genoíno, quer assistir o jogo em casa, mas o STF decidiu que ele está ótimo e pode muito bem ficar na prisão. Podia ser trabalho doméstico no domicílio. Por que não? 
 
O PIB brasileiro… 
…dos jogadores que estão entre os 50 mais valiosos não é nada desprezível. O primeiro lugar é ocupado pela Espanha que tem nove destes jogadores e que somam juntos 334 milhões de Euros, ou R$ 1,2 bilhão. É igual ao valor agregado de todo o setor de serviços de Barretos durante um ano. O segundo lugar é ocupado pelo Brasil que tem oito desses 50 mais valiosos, custando 318,2 milhões de Euros ou R$ 964 milhões. Ao menos nesse setor nosso PIB é alto! 
 
Ah! O Chile… 
…quase ia esquecendo. Continua fazendo um bom vinho. Mas é o time que o Felipão temia pegar nas oitavas de finais. A fala de Felipão: “Prefiro qualquer outro. É um time chato de jogar, organizado, o sistema deles não se encaixa com o nosso. São inteligentes e tem um elenco bom”. Qual time se encaixa com o nosso Felipão? Melhor é ganhar de quem não se encaixa e é inteligente. Que isso está louco! Crava logo 4 a 0 e não se fala mais nisso! 
 
Agora vamos… 
…falar a verdade: um jogo de futebol são 22 sujeitos meio bárbaros, dispostos a chutar o adversário, a morder, dar carrinhos, estender os músculos até arrebentar tudo, correndo atrás de uma bola. De couro. Mesmo assim mostra a evolução do ser humano que numa arena desse tipo já colocou leões contra cristãos, gladiadores contra gladiadores e até já utilizaram outras partes do corpo para servir de bola. Sem cinismo, é ou não é uma “baita” evolução?

Compartilhe: