Ir para o conteúdo

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Artigos

Direto da Fonte

Nesta sexta-feira…
…começa a ser discutido o Plano Estadual de Cultura, que será realizado na ACIB. Barretos terá como referência as propostas já discutidas Conferências Municipal, que já foram discutidas também na Conferência Estadual. É muita discussão e pouca cultura. Para região o que se pretende é que os recursos do Estado não parem exclusivamente em São Paulo para financiamentos de projetos grandiosos deixando o interior a viver de cultura pronta como Circuitos e Viradas Culturais. O interior quer ter cultura própria.
 
A Máfia do Asfalto…
…retorna “às paradas de sucesso”. O Ministério Público denunciou ontem 71 pessoas, empresários e políticos, por 52 crimes de fraudes em licitações, que resultaram em quase R$ 7 milhões de danos ao erário. Danos ao erário é, talvez, indecifrável. Desvio de dinheiro para o próprio bolso é mais simples e direto. Os denunciados são de Cardoso, José Bonifácio, Ouroeste, Nhandeara, Urupês, Taquaritinga e Fernando Prestes. Sete cidades, mas 80 estiveram na mira da Máfia do Asfalto.
 
O esquema…
…foi, segundo o Ministério Público, comandado pelo empresário Olívio Scamatti que se especializou em fraudar licitações para obras de pavimentação e recapeamento asfáltico. De acordo como Ministério Público de São Paulo, o dinheiro vinha de convênios entre os municípios e os governos estadual e federal. Ficou fora das manchetes nos últimos meses, mas voltou com as novas denúncias do MP. O esquema resvalou em Barretos porque a empresa tinha e ainda tem serviços de infraestrutura na cidade.
 
O caos aéreo…
…que o governo federal comemora por não ter acontecido (ainda bem) pode ter um motivo bem simples: menos pessoas viajaram em junho, época da Copa do Mundo. No aeroporto de Congonhas o movimento foi menor que o mesmo período do ano passado. Portanto, não houve superlotação. Ontem reportagem do ‘Diário Web’ de Rio Preto mostrou que mesmo no aeroporto local houve queda no número de passageiros em junho. Com menos gente viajando, é claro, não poderia ter caos nenhum!
 
11% foi o aumento…
…dos casos de AIDS no Brasil entre 2005 e 2013, segundo relatório divulgado ontem pela UNAIDS. Em 2013 o país registrou 47% de todos os casos novos de AIDS na América Latina. Cerca de 10 novos casos são registrados a cada hora nesta região. Pior de tudo é que os dados mostram que um terço dos casos está concentrado na população entre 15 a 24 anos. Ao contrário do Brasil, México e Perú tiveram quedas acentuadas de 39% e 26% respectivamente. 
 
47% dos superfãs…
…do MMA (Mixed Martial Arts) são mulheres. Na última pesquisa realizada em setembro de 2013 pelo Ibope esse número era 43%. Portanto está crescendo o interesse das mulheres pelo esporte violento e, às vezes, brutal. Foram entrevistadas 1.000 pessoas com mais de 18 anos e em todas as regiões do País. Além das mulheres, as regiões norte e nordeste também se destacam no interesse pelo esporte. Os superfãs de MMA nessas duas regiões já somam 30% do total pesquisado. Ôxe!
 
Inacreditável…
…é você comprar um produto, ir direto para ver a quantidade de sódio que o rótulo informa e ficar sabendo que as indústrias nem sempre dizem a verdade. Pesquisa divulgada nesta última terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor mostra que de 291 produtos pesquisados, 27 estavam com quantidade de sódio diferentes da informada. Exatamente com 20% de sal a mais ou a menos. A questão é que marcas famosas Sadia, Seara, Aurora e Batavo estão na lista com sal a mais!
 
O bolso do
…brasileiro está ficando cada vez mais vazio. O indicador de recuperação de crédito caiu no mês de junho reflexo da inadimplência e da baixa capacidade do consumidor honrar seus compromissos. Os números foram divulgados ontem pelo Serviço de Proteção de Crédito, o famoso e conhecido SPC. É um círculo vicioso: o consumidor está com pouco dinheiro, daí tem dificuldade em pagar, aumenta a inadimplência e em consequência disso aumenta a dificuldade para a obtenção de crédito. O segundo semestre promete ser muito interessante. 

Compartilhe: