Ir para o conteúdo

terça-feira, 04 de novembro de 2014

Artigos

Direto da Fonte

Terceira-feira…
…primeira notícia virá sempre a expectativa de mercado do Boletim Focus, do Banco Central, que finaliza a avaliação na sexta-feira anterior. No último Boletim o mercado apontou (e apostou) em 11% da Taxa Selic, mas o Banco Central já tinha decidido por 11,25%. Quer dizer, o mercado estava mais otimista que os economistas do governo. O aumento empurrou a estimativa da taxa Selic para 12% em 2015. Inflação acima de 6,3% e PIB crescendo 1%. Será um ano cinza. Quanto a 2014 o final está quase negro.
 
De olho nos…
…Conselhos Municipais de Políticas Públicas (Educação, Saúde, Assistência Social entre outros) o Ministério Público do Estado de São Paulo divulga em dezembro um levantamento que traça o diagnóstico dos conselhos dos 645 municípios do estado de São Paulo. No último final de semana os conselhos foram motivo da primeira disputa entre governo federal e deputados. A proposta do MP é dar mais poder aos conselhos e evitar o aparelhamento ideológico/partidário. Difícil, mas não impossível!
 
Quem duvida…
…que as mudanças climáticas já chegaram ao nosso entorno (região) basta analisar os volumes de chuvas nos últimos anos, a fuga de determinadas cultura agrícolas para outras regiões e o volume de água dos rios, córregos. Segundo o CATI de Barretos, pelos menos duas culturas já estão procurando locais mais amenos e com maior possibilidade de chuvas: café e laranja. Ao lado das condições econômicas (cana é mais rentável) o aumento da temperatura favoreceu esse deslocamento.
 
Agora direto…
…do último relatório do IPCC: o café está ameaçado em todo o país. Entre os anos de 1998 e 2008 (10 anos apenas) a temperatura média de São Paulo subiu 1,5ºC. O estado perdeu 35% da área de café. Se o aumento da temperatura chegar a 3ºC reduziria a área de plantação do café para apenas 25% do que ainda tem no estado de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, um aquecimento desses em São Paulo reduziria a produção em 60%, com perda de US$ 300 milhões. Quase R$ 700 milhões. Com ou sem açúcar?
 
Barretos segue…
…um perfil de Turismo que coloca em cena principalmente a Cultura. No caso a Cultura Sertaneja que é para onde está direcionado o trabalho da Secretária Municipal de Turismo, do Sebrae e da Abatur. No próximo dia 12 de novembro acontece o 6º Fórum de Turismo que vai mostrar o que já foi realizado até aqui e quais os projetos para 2015. A discussão do turismo local ainda falta sair realmente do projeto e passar a fazer parte do espírito da cidade. Este é um caminho que ainda não aconteceu.
 
Para enfrentar…
…o racionamento de água e introduzir a economia na população o SAAEB terá induzir a uma mudança forte nos hábitos do barretense. Dados de 2012 dão conta que a autarquia produziu e distribuíu 220 litros de água diários. Como havia 20% de perda chegava cerca de 180 litros diários per capta em média para cada barretense. Esse valor é pelo menos 30% maior que a média nacional que é de 150 litros/diários. Junta as perdas e o consumo do barretense são pelo menos 70 litros diários a mais que a média.
 
Todo mundo…
…quer gastar o que não tem. Os deputados federais querem colocar na pauta da votação o orçamento impositivo, que obriga o governo federal a bancar as emendas individuais de qualquer jeito. Atualmente o governo só paga se tem dinheiro em caixa. Os municípios querem que o Fundo de Participação passe de 23,5%, para 24,5%. Além disso, querem pagar menos dívida para o governo federal (nem tão errado assim). E os magistrados querem receber acima do teto. Todo mundo quer!
 
Brittany Maynard…
…29 anos, loira, olho azul, bonita, americana, classe média alta escolheu morrer quando ainda tinha condições e estava consciente no último dia 1º de novembro. Ela disse: "O mundo é um lugar bonito, viajar tem sido a minha forma de aprendizado… Agora, enquanto escrevo, tenho uma corrente de apoio em volta da minha cama… Adeus, mundo. Espalhem boas energias. Retribuam!" Retribuam! Está ai a palavra certa na hora final. É isso.

Compartilhe: