Ir para o conteúdo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Artigos

Diocese celebra 14 anos da dedicação da Catedral de Barretos

No dia 18 de fevereiro de 2000, o então bispo diocesano, Dom Pedro Fré, realizou o rito de dedicação da Catedral Divino Espírito Santo, quando estavam oficialmente encerradas as obras de restauração da igreja. A dedicação é o ato em que o bispo consagra a Deus e unge o altar para melhor realçar a importância e dignidade da igreja, quando de sua inauguração ou restauração.
Na ocasião, 14 cruzes fixas nas colunas da catedral, no átrio e nas laterais do presbitério, e todas as paredes da catedral foram incensadas e aspergidas, além da realização de outros rituais, como a unção do altar (foto). Abaixo dessas 14 cruzes há pequenos castiçais que hoje devem ter velas acesas durante todo o dia lembrando a solenidade de dedicação.
O aniversário deste ato é celebrado na própria catedral como solenidade e nas outras igrejas da diocese como festa, em sinal de comunhão. Portanto, às 7h na catedral, o administrador apostólico da Diocese de Barretos, Dom Edmilson Caetano, preside hoje a celebração eucarística que faz memória a esta data importante para a Igreja Particular de Barretos.
 
www.diocesedebarretos.com.br / [email protected]

Compartilhe: