Ir para o conteúdo

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Artigos

Diabéticos podem consumir frutas?

Olá!
Conviver com diabetes exige um cuidado em relação a alimentos ricos em açúcar. Isso porque a doença é marcada por uma maior dificuldade em convertê-la em energia e sua sobra na corrente sanguínea leva a inúmeros problemas. Por isso, é uma duvida muito comum no consultório se diabético pode consumir frutas.
Embora rica em vitaminas e minerais, elas contem frutose – um açúcar natural. Apesar de realmente impactar na taxas de açúcar do sangue, a frutose não fará mal nenhum se consumida dentro de uma quantidade esperada de carboidrato na refeição.
Por causa da sua qualidade nutricional, a fruta não só pode como deve fazer parte do menu de quem tem diabetes.
Assim como a população em geral, os diabéticos precisam comer de 3 a 5 porções de frutas por dia. O ideal é espaçar esse consumo ao longo do dia. Nunca comer tudo de uma vez pois a quantidade de carboidrato nesse caso é tão grande que eleva a glicemia.
E suco, pode? Entre o alimento em natura e a bebida feita com ele, a primeira ganha disparado. É que a fruta em si carrega uma boa quantidade de fibras – substancia que não deixa o açúcar disparar tão rápido na corrente sanguínea. Quando o alimento é espremido, as fibras acabam indo embora. Fora isso, no suco, acabamos aumentando a quantidade de frutas por porção.

Frutas contra o diabetes

Um estudo australiano analisou a relação entre a ingestão de frutas e a incidência de diabetes em 7675 pessoas e após 5 anos de acompanhamento, na turma que o alimento fazia parte do cardápio, houve redução de 36% no risco de a doença dar as caras. Notou-se uma melhor sensibilidade à insulina , o que se traduz em maior capacidade de as células retirarem o açúcar do sangue e transformá-lo em energia.
E como anda o consumo de frutas por ai?
Um ótimo domingo e até o próximo!

 

 

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: