terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Artigos

Dia Mundial do Diabetes Mellitus

Olá!

Dia 14 de Novembro é o dia Mundial do Diabetes Mellitus para conscientizar as pessoas sobre essa doença. Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.
A Diabete é caracteriza pelo excesso crônico de açúcar no sangue, o que desencadeia uma série de complicações – de infarto à perda de visão. É fundamental dizer que estamos falando de uma enfermidade silenciosa.
Ou seja, na maioria dos casos, os sintomas aparecem somente quando ela já avançou demais. Por isso é importante checar o nível de glicose no corpo de tempos em tempos.
De qualquer forma, fique atento a alguns sintomas como: sede constante, boca seca, vontade de urinar a toda hora, perda de peso, formigamento em pernas e pés, feridas que demoram a cicatrizar e cansaço frequente
Maus hábitos alimentares e sedentarismo desencadeiam uma das principais causas da doença, a obesidade. O diabetes tipo 2 está fortemente associado ao estilo de vida. Manter-se no peso ideal é prioridade para afastar a ameaça. Mais importante ainda é ver diminuindo a circunferência da cintura.
Para o diagnóstico, é necessário medir a taxa de glicose no sangue. Resultados acima de 125 mg/dL é diabetes. Mas, mesmo que esteja normal, o certo é repetir o teste, porque alguns não mostram alteração na glicemia de jejum.
O tratamento começa com a recomendação de manter um estilo de vida saudável. Portanto, não espere receber o diagnóstico de Diabetes para mudar seu estilo de vida! Começe já!

Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: