Ir para o conteúdo

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Artigos

Dia Mundial do Coração

Olá!!
Hoje, dia 29 de Setembro, é comemorado o Dia Mundial do coração, uma data que tem por objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, bem como a adoção de hábitos saudáveis para manter a saúde do coração em dia. Como falei na semana passada, os problemas cardiovasculares estão entre as doenças que mais matam no país. Ainda que especialistas salientem a importância do controle do colesterol, da hipertensão e da necessidade de manter atividades físicas regulares, a maior parte dos brasileiros negligencia esses aspectos da saúde.
A obesidade tem ganhado destaque como vilã da saude cardiovascular, pois aumenta o risco de desenvolver outras condições como hipertensão, colesterol e diabetes. Pesquisam apontam que a obesidade já atinge 51% da população adulta e o excesso de peso em crianças também preocupa, pois grande parte está ligada a educação alimentar dos pais. Pequenas reduções de peso já fazem uma diferença positiva na saúde do seu coração.
O estresse é um fator de risco para o coração, pois há uma liberação constante de hormônios que fazem com que haja uma diminuição do calibre dos vasos – conhecido como vasoconstrição – levando a um aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Sob estresse, pode ocorrer aumento do apetite e a pessoa adquirir obesidade, com aumento do colesterol e diabetes.
Sono também tem importância à saúde do coração. Noites mal dormidas levam a um aumento da pressão, aumento de peso, piora da alimentação e aparecimento de diabetes.
Na lista de inimigos do coração ainda estão: cigarro, pressão alta, diabetes, colesterol alto, uso excessivo de bebidas alcoólicas e sedentarismo.
A consulta regular ao médico e os exames de rotina são importantes para diagnosticar esses problemas o quanto antes.
Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. O estilo de vida é um fator determinante da saúde.
Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: