Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Dia de São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja

Em 30 de setembro celebramos a memória litúrgica de São Jerônimo. Esse santo foi o tradutor da bíblia do hebraico e grego para o latim, denominada “Vulgata”. Da mesma forma que autores sagrados foram inspirados por Deus para escreverem os livros originais, com certeza São Jerônimo foi inspirado por Deus e iluminado pelo Espírito Santo para traduzir os livros da bíblia para o latim. Ele é patrono dos estudos bíblicos.
O dia de São Jerônimo encerra as comemorações do Mês da Bíblia, justamente porque o último dia do mês é dedicado a São Jerônimo. Ele é celebrado como presbítero e doutor da Igreja. Foi exegeta, ou seja, estudava e interpretava os textos sagrados. São Jerônimo nasceu em Dalmácia, no ano de 342. Era conhecido como filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador e exegeta. Tinha uma célebre frase que dirigia aos seus fiéis e a quem o escutava: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Após a morte de seus pais e com posse da herança, Jerônimo partiu em busca de realizar o seu desejo de se aprofundar nos estudos. Foi para Roma e aproveitou para visitar as catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Durante a sua estadia em Roma, Jerônimo se converteu ao cristianismo, pois ainda não havia recebido o batismo. Certa noite, ele teve um sonho, no qual era repreendido pelo próprio Jesus, pois estava faltando com a verdade. Ele, de fato, ainda não tinha abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente os escritos pagãos. Ao final de sua permanência em Roma, ele foi batizado.
Foi ordenado sacerdote em 379 d.C. Após isso, acompanhou o bispo Paulino a um Concílio Regional em Roma. Apresentado ao Papa Dâmaso como um exegeta e profundo conhecedor das linguagens bíblicas, o Papa o escolheu para ser seu secretário em 382 d.C.
Expulso de Roma em 385, após a morte do Papa, foi para Belém, na Terra Santa, onde teve contato com a versão hebraica da Sagrada Escritura, que compunha o Antigo Testamento. Jerônimo trabalhou intensamente nisso, nessa tradução das Sagradas Escrituras para uma linguagem mais popular, a “Vulgata”,
São Jerônimo morreu no ano de 419.

 

 

(Por: Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo de Rio de Janeiro)

Compartilhe: