Ir para o conteúdo

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Artigos

Dia das mães: cuidado com a saúde desde a gestação

Olá!
Mãe é um termo usado para designar um coração capaz de amar infinitamente, é sentir por dois, sorrir por dois, sofrer por dois e dar o melhor de si duas vezes. É aquela que cura com um abraço, que sara machucado com um beijo. E essa história de ser mãe já começa na gestação. As mudanças no corpo da mulher as tornam mãe. Sentem-se mais cansadas, com mais sono, com mais fome e a mudança que acontece nos seus contornos é porque o corpo já sabe que vai ser mãe e faz de tudo para que seu filho fique bem e se desenvolva.
Nesse período, a mulher não deve esquecer os cuidados com sua saúde. O pré natal deve ser iniciado logo após o resultado do teste positivo. Manter uma alimentação balanceada fornecerá os nutrientes que o bebê e a mamãe necessitam no período da gestação. As fibras são essenciais, pois auxiliam no funcionamento do intestino. Deve evitar alimentos com excesso de açúcar, sal, gorduras e aditivos químicos. Em uma gestação normal, o peso da mulher pode aumentar cerca de 8 a 9 quilos. Além disso, deve manter a rotina de exercícios de forma leve como caminhadas, natação e hidroginástica.
O período após o parto é chamado puerpério, no qual o corpo da mulher passa por alterações físicas e psicológicas até que o organismo retorno ao estado anterior à gravidez. Nessa fase, é essencial que a mulher continue com a alimentação equilibrada para fortalecer o organismo e a imunidade. Aposte em legumes, verduras e frutas, além de alimentos ricos em ferro e cálcio, encontrados em carne vermelha e laticínios. Não esqueça de beber bastante agua para auxiliar na função intestinal e também na produção de leite. Atividades físicas mais pesadas como corridas são desaconselhadas nos primeiros 45 dias – mesmo em caso de parto normal. Em caso de cesariana, as atividades devem ser evitadas por até três meses.
Em qualquer fase da maternidade, a mulher não pode deixar de se cuidar. Manter um estilo de vida saudável e acompanhamento médico com regularidade.
Feliz dias das mães, um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: