Ir para o conteúdo

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Artigos

Dia 15 de maio – Dia Internacional da Família

Qual a importância da família em nossa formação

A família é a primeira sociedade em que convivemos. Portanto, ela é base para a formação do indivíduo em um todo.
Entretanto, é no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar o próximo, saber compartilhar, saber os direitos e os deveres, ter compromisso e disciplina, administrar os conflitos e ir muito além.
É incontestável, que cada um carrega consigo um histórico de experiências e que num futuro não equidistante apresentarão os reflexos por toda uma vida, e que poderemos chamá-los de bom caráter e outros seres humanos desprezíveis (este último esquecemos).
A família por ser a instituição mais antiga, torna-se o pilar de sustentação para todos, além de sermos preparados para a vida. Não esquecendo que, quando ela é cercada de amor, respeito e cumplicidade, sempre formará indivíduos seguros e aptos para o convívio social, podendo dar continuidade em sua instituição familiar.
Um detalhe que não podemos esquecer e que é muito importante para elucidar tudo isso que falamos, ou seja, para congregar a entidade família, nada melhor do que aqueles momentos que sentamos e conversamos ao redor da mesa, proporcionando assim, um vínculo de confiança entre pais e filhos, fortalecendo os laços familiares.
Finalizando, se congratularmos com toda família nossos desejos, veremos que um simples brincar com os tios, primos e avós, nos conscientizarão sobre a importância ao respeito pelo próximo, ficando demonstrado que esta instituição denominada família tornou-me um cidadão sério, respeitável e amoroso. Demonstrando a clareza, que o papel da família acima de tudo é ensinar o que é certo e errado, e, primordialmente, que é formar indivíduos honestos, conscientes, responsáveis, tolerantes e autossuficientes.

Dr. Eliezer Zanin Advogado e Psicólogo Psicanalista.

Compartilhe: