segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Artigos

Devo ou não usar máscaras de pano?

Em decorrência da pandemia, estudos novos não param de sair. Os cientistas já sabiam que o vírus causador de Covid-19 pode resistir dias em algumas superfícies. Também é sabido que as gotículas de saliva que saem da nossa boca quando falamos são formas potentes de transmissão – e por isso recomenda-se o distanciamento de ao menos 2 metros entre as pessoas. Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska nos Estados Unidos e publicado no dia 26 de março confirmaram que o vírus se espalha pelo ar e pode flutuar em gotículas de aerossol por até 3 horas e permanecer infeccioso.
Para quem não sabe, aerossol é um conjunto de partículas bem pequenas que podem ficar suspensas e se comportam como um líquido (como as nuvens, por exemplo). Quando falamos do aerossol que pode transmitir microorganismos, estamos nos referindo a partículas com 5 micrômetros de diâmetros. Essa diferença de tamanho nas gotículas pode parecer pouco importante, mas é justamente isso que determina se elas continuarão flutuando por bastante tempo no ar ou não. No caso das gotas maiores, a força da gravidade as faz cair no chão rapidamente em um curto espaço – entre 1 e 2 metros, enquanto as menores podem flutuar no ar por horas (dai as recomendações das autoridades).
Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de pano quando precisar sair de casa, confira algumas dicas e proteja-se:

 

Nos acompanhe nas redes sociais: instagram @dra.danielerezek ou facebook Dra. Daniele Rezek

Dúvidas e sugestões, nos envie um e-mail: [email protected]

Compartilhe: