Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Artigos

Deus é Amor, somos filhos do Amor

Uma das mais sublimes e perfeitas definições de Deus é a de que ele é o Amor. Amor infinito, portanto imensurável, sem qualquer defeito, sem qualquer resquício de maldade que lhe é impossível. Tudo o que existe, visível ou invisível, é obra do Amor, ou seja, de Deus, Amor que por Cristo, com Cristo e em Cristo tudo cria, na unidade do Espírito Santo.
Sabemos também que, ao sermos batizados, dentre várias qualificações que ganhamos do Deus-Amor, por graça, é o de sermos por Ele adotados de fato como seus filhos. Igualmente é do conhecimento geral, aqui na esfera terrena, que filhos adotivos têm os mesmos direitos dos filhos legítimos, notadamente em relação a heranças.
Pois isto também acontece conosco, batizados, ao nos tornarmos coerdeiros com Cristo, ele que é o Senhor universal e por quem tudo subsiste (Col 1,16-17), cientes no entanto de que não o somos por nossos próprios méritos, mas pelos de sua paixão, morte e ressurreição, uma vez que é assim que acontece a nossa salvação.
E para um dia podermos nos céus gozarmos de todo o esplendor do Deus-Amor-Uno e Trino, é bom praticar o que nos é ensinado:
1 “Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2 Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. 3 Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria. 4 O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; 5não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; 6não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. 7 Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.” (1Cor 13).

 

(Por: Diácono Lombardi)

Compartilhe: