domingo, 25 de outubro de 2020

Artigos

Desvendando a boa imunidade

Apesar de ser um assunto importante e constantemente abordado, o fortalecimento do nosso sistema imunológico continua sendo dúvida para muita gente. E, em tempos de pandemia do Coronavírus, diversas “fórmulas mágicas” aparecem o tempo todo. Convidamos o médico Jorge Rezeck, o nutricionista Gustavo Pereira e o educador físico Agnaldo Alves, que compõem o Dream Team, iniciativa do Hospital São Jorge, para explicar o que realmente é importante nesta busca por proteção da nossa saúde.
Jorge Rezeck inicia explicando que a imunidade joga a favor do nosso organismo, não só contra fatores externos, como vírus, fungos e bactérias, como também agressões internas, como células tumorais, mecanismos inflamatórios e oxidativos que acontecem o tempo todo em nosso corpo.
Os profissionais são unânimes ao afirmar que uma boa imunidade não é construída do dia para a noite. “Não é tomar um complexo vitamínico, um suco de laranja ou uma vitamina C pontualmente que vai fazer a diferença”, afirma o nutricionista.
Segundo eles, uma boa imunidade é construída por uma combinação de hábitos que devem ser adotados de forma constante e não pontual. São eles: Alimentação saudável e variada, boa qualidade e tempo de sono, prática de exercícios físicos, controle do estresse e modulação do sistema endócrino.
Queda da imunidade
Sobre a queda da imunidade, Gustavo Pereira afirma que é preciso ser cauteloso. Isso porque não existe um fator único e crucial para determinar os motivos da queda, mas sim alguns parâmetros. “Não é só gripe, coriza e resfriado que apontam que o sistema imunológico não está tão bem. Herpes bucal, não reparação muscular após atividade física, micose, entre outros fatores também influenciam nesta queda”, afirmou.
Aguardem:
No próximo domingo, o médico Jorge Rezeck volta a falar sobre imunidade. Desta vez, com o foco em suplementação.

Compartilhe: