Ir para o conteúdo

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Artigos

Definido o tema da Campanha da Fraternidade 2024

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu também, no último dia 24 de novembro, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024).
Para a CF 2024, quando serão celebrados os 60 anos de realização das Campanhas da Fraternidade, foi escolhido o tema “Fraternidade e amizade social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, apresentou a proposta de tema e lema para a CF 2024 a partir da motivação de que os mesmos destaquem os 60 anos da Campanha da Fraternidade, e recuperem a identidade e a riqueza da campanha como proposta de vivência Quaresmal, como havia sido discutido no Consep de outubro. A proposta considerou também a consulta popular realizada em 2021 para colher sugestões de temas.
Os bispos indicaram sugestões voltadas para a reafirmação do sentido de mobilização por vida plena e pela promoção da fraternidade e da amizade social. As indicações foram compiladas em seis sugestões colocadas em votação.
O assessor de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, comentou a escolha dos bispos. “É tempo de refletir sobre a fraternidade e a amizade social, converter o coração, promover a comunhão e não descuidar daquilo que é caro a todos nós: a dimensão social do Evangelho precisa ser redescoberta. Cuidar da vida partindo da experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo que tem ressonâncias na comunidade, na sociedade. E o lema nos inspira a trilhar esse caminho”, disse
Os próximos passos para a preparação da CF 2024 será a definição pelos bispos do enfoque a ser abordado no texto base e a nomeação da equipe redatora.

Compartilhe: