Ir para o conteúdo

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Artigos

Datas marcantes da memória histórica da Senhora Aparecida

Há seis anos – em outubro de 2017 – comemoramos o terceiro centenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba (1717). O Missal Romano conta assim: “três pescadores (Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves), ao lançarem sua rede para pescar nas águas do Paraíba, SP, colheram primeiro o corpo, depois a cabeça da imagem negra de Nossa Senhora da Conceição, lugar denominado Porto do Itaguaçu.
Filipe Pedroso levou-a e a guardou até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório, onde colocou a imagem da Virgem, que ali permaneceu até 1743. Todos os sábados, a vizinhança se reunia no pequeno oratório para rezar o terço. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora – com o nome de Nossa Senhora Aparecida – começou a se divulgar.
Em 26 de julho de 1745, foi inaugurada a primeira Capela. Um novo templo, bem maior, foi inaugurado em 8 de dezembro de 1888. A 8 de setembro de 1904, por decisão do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada e a 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de basílica menor.
Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930. O papa Paulo VI, no dia 5 de março de 1967, ofereceu a “Rosa de ouro” à Basílica de Aparecida.
Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente consagrada pelo papa João Paulo II a 4 de julho de 1980”.
Em 2007, os bispos da América Latina e do Caribe, através de seus representantes, celebraram em Aparecida a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, aberta em maio pelo papa Bento XVI, da qual participou o então Cardeal de Buenos Aires, Jorge Mário Bergoglio – futuro papa Francisco.
Já como papa, Francisco esteve de novo em Aparecida em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, ele que acabara de ser eleito em março.

Compartilhe: