Artigos
Da teoria à prática
Hoje, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Governo do Estado de São Paulo celebra a data ao prestigiar as vencedoras do II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência e os estudantes finalistas do Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi. Por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foram observadas as boas práticas de inclusão profissional das empresas com o objetivo de incentiva-las a respeitarem a diversidade humana.
As empresas vencedoras foram avaliadas nos aspectos promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência; igualdade de oportunidades; grau de sustentabilidade dos projetos; disponibilidade de recursos, materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social; autonomia e independência no ambiente de trabalho; respeito à legislação (Lei de Cotas) e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.
Na ocasião, também serão revelados os ganhadores do “Prêmio de Jornalismo “Rui Bianchi”, que tem o objetivo de incentivar os futuros jornalistas a refletirem sobre o seu papel na construção de uma sociedade inclusiva para as pessoas com deficiência. A premiação irá destacar os melhores trabalhos veiculados nas quatro categorias (impresso, rádio, web e TV) com a avaliação de jornalistas e profissionais com trabalho destacado na área da Comunicação e/ou defesa dos direitos e inclusão da pessoa com deficiência.
Além de apresentar terminologia correta e ter pessoas com deficiência como fonte na reportagem, as matérias foram avaliadas conforme originalidade ou raridade do assunto abordado; criatividade na forma de abordagem; poder de impactar o público leitor e abordagem focada no protagonismo, autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência.
Reunir estudantes e empresários que discutem a inclusão da pessoa com deficiência no seu dia a dia evidencia que a sociedade está consciente da necessidade de se construir um ambiente em que as diferenças sejam inerentes à condição humana.
Linamara Rizzo Battistella, médica fisiatra e secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência