quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Artigos

Dá para prevenir o coronavírus com a alimentação?

Olá!

O assunto mais comentado nos últimos dias é sobre o coronavírus. E muitas pessoas me perguntam se há alguma forma de aumentar a imunidade para prevenir o tal virus. A resposta é NÃO! Apesar de algumas fake news por aí, não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde.
O que sabemos, é que uma dieta balanceada como um todo, ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores, ou seja, se o individuo se alimentar corretamente, seu sistema imunológico estará competente, independente do tipo de infecção. Como diz o ditado popular: prevenir é melhor que remediar – adequado para incontáveis situações no cotidiano e aplica-se igualmente à manutenção da saúde. Quem me acompanha aqui sabe a importância da alimentação como prevenção de qualquer doença, inclusive as doenças cardiovasculares.
A prevenção também consiste em evitar o contato próximo com pessoas que apresentem infecções respiratórias agudas, realizar frequentemente a lavagem das mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres. O isolamento social nesse período é a melhor forma de prevenção.
Aos pacientes com problemas cardíacos crônicos, vale redobrar os cuidados, comunicar o médico sobre possíveis sintomas e, principalmente, investir em uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos (mesmo em casa).
Uma coisa podemos afirmar: nenhum vírus se sente em casa em um corpo saudável.
Um ótimo domingo, seguimos em isolamento social e com toda a precaução! Fiquem em casa.

Compartilhe: