Ir para o conteúdo

domingo, 03 de dezembro de 2023

Artigos

CULTIVO CASEIRO É OTIMIZADO COM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO INTELIGENTE

Thyago Franco da Sil- va, estudante do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Barretos, desen- volveu recentemente um projeto com o objetivo de otimizar e facilitar o cultivo caseiro de diversas hortali- ças populares como coen- tro, salsinha e cebolinha. O sistema foi criado pelo aluno como seu Trabalho de Conclusão de Curso e faz uso de modernas tecnolo- gias de Internet das Coisas (IOT) para realizar o con- trole totalmente preciso e automatizado da irrigação das plantas.

O graduando partiu da premissa de que atualmen- te cerca de 70% de toda a água doce disponível no planeta é gasta no setor agrícola, porém muitas vezes de uma forma ex- tremamente ineficiente e desperdiçadora. Diante deste contexto,   idealizou e propôs a criação de um sistema inteligente capaz

 

de monitorar com sensores a umidade atual do solo e acionar a irrigação das plantas exatamente quando elas efetivamente neces- sitam de água, evitando o desperdício.

Para viabilizar o pro- jeto, pesquisou e selecio- nou placas e sensores de baixo custo largamente disponíveis no mercado, como o microcontrolador ESP8266, módulo relé e sensor de umidade do solo, que juntos permitirão o controle remoto de todo o sistema via aplicativos para celular e navegador web. Antes de construir o protótipo físico realizou diversos testes prelimi- nares em simuladores de circuitos para validar o correto funcionamento de cada componente.

O sistema foi constru- ído com materiais de fácil aquisição, visando maxi- mizar a adesão e adoção da solução pelo público em

 

geral. A estrutura se asse- melha ao cultivo hidropô- nico, ocupando um espaço compacto. As mangueiras de irrigação ficam estra- tegicamente posicionadas sobre os canteiros para distribuir a água de forma uniforme.

O desenvolvimento desse projeto resulta em uma grande economia de água tratada e energia elé- trica, uma vez que os dis- positivos estão ligados ape- nas quando extremamente necessário. Além disso, o crescimento das plantas é mais saudável e há menos trabalho manual em todo o processo de cultivo caseiro. O sistema de irrigação inteligente idealizado tem o potencial de trazer diver- sos benefícios significati- vos para a sociedade. Ao otimizar o uso dos recursos hídricos e energia elétrica, contribui diretamente para a sustentabilidade ambien- tal e a redução do desper-

 

dício de recursos naturais cada vez mais escassos. A automatização da irrigação também  melhora muito a produtividade da agri- cultura familiar e urbana, aumentando a disponibili- dade de alimentos frescos e saudáveis produzidos nas próprias cidades. Além disso, o projeto serve como um excelente modelo de como as novas tecnologias podem ser aplicadas para simplificar tarefas e melho- rar processos produtivos em qualquer setor. Portan- to, as implicações positivas da solução proposta vão muito além do simples cultivo doméstico, com potencial para beneficiar toda a sociedade de forma sustentável.

Thyago Franco da Silva, Bruno Ono de Moraes e André Luiz Zanon Curso de Sistemas de
Informação da Faculdade Barretos

Compartilhe: