Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Artigos

Cuidados com as plantas com sol forte

Inverno terminou quente, a primavera chegou com muito calor, temperaturas passando dos 40º, os noticiários da imprensa alertam para os cuidados com a nossa saúde e dos nossos pets, mas e as plantas?
Não sabemos onde ou como surgiu a lenda que não se pode molhar as plantas quando temos sol forte. Se jogar água nas plantas com o sol forte vai queimar as folhas e vai cozinhar as raízes. Vamos lá, a água tem a capacidade de absorver a temperatura do ambiente ou local onde está, se cair no asfalto quente do meio dia vai ficar na temperatura do asfalto, se cair no chão de uma sala ao meio dia com o ar-condicionado ligado vai ficar na temperatura do ambiente da sala, se cair nas folhas das plantas ou na terra onde estão as raízes ela vai ficar na mesma temperatura que as folhas e raízes estão, para cozinhar as raízes seria necessário a água atingir o ponto de ebulição “panela de pressão e fogo alto”, é o que utilizamos para cozinhar as raízes e tubérculos , cenoura, batatas, mandiocas e outros. Mas e as folhas? Quando aparece queimadura nas folhas elas são totais ou grandes áreas foliares, se água nas folhas queimasse teríamos pontinhos que é onde algumas gotas caíram.
A planta é um ser vivo que não fala, não anda e não late, por isso necessita de uma atenção especial, faço aqui algumas analogias: Quando estamos expostos ao sol na praia ou piscinas não sentimos de imediato a ação do sol em nossa pele, no período noturno a pele inflama e vem a vermelhidão e o ardor, a planta não é diferente, ao meio dia você joga água nas folhas e no outro dia a planta aparece com queimaduras nas folhas, isto não ocorreu porque jogamos água nas folhas, mas sim pelo estresse hídrico que ela estava por falta de água, outro exemplo para ajudar a elucidar, quanto dormimos nós só respiramos e quando saímos nas ruas com o sol forte nós sentimos sede e tomamos muita água, a planta também necessita de água com o sol forte, ela faz a fotossíntese no período diurno que é muito importante para seu crescimento, manutenção, floração e frutificação, ela pega os nutrientes pela raiz e leva para as folhas, flores e frutos através da seiva, o solo “terra” ajuda no armazenamento da água para as raízes, se você molha suas plantas no final de tarde ou de noite no período diurno em específico nos horários mais quentes do dia, 10h as 16h a terra vai estar seca, a planta vai sentindo, diminui suas atividades e para não morrer aborta flores e frutos e no extremo morre. Assim como nós seres humanos a planta também gosta de água fresca, mas caso perceba que sua planta está sem água, mesmo com sol a pino como dizemos para um dia de sol forte, molhe suas plantas, se água com sol matasse plantas não teríamos mais comida no mundo, lembre-se que tem dias que após a chuva o sol aparece forte e radiante. Evitamos jogar água nas folhas para não termos desperdício de água.
Esta é uma breve explanação para ajudar nos cuidados com suas plantas.

Quer saber mais? Me siga nas redes sociais: Instagran @barretosbotanica, Facebook.
Por Manoel Luiz Neto, Engenheiro Agrônomo, especialista em proteção de Plantas

Compartilhe: