Ir para o conteúdo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Artigos

Cristo criou uma religião?

Essa é uma questão que exige um pouco da Lógica (Filosofia) e muito da Fé provinda dos Profetas e da Lei (Antigo Testamento). Inicialmente, temos que entender que há dois Antigos Testamentos, a versão Hebraica dos judeus de Israel e a Septuaginta dos judeus de Alexandria, Egito, que falavam grego. Os cristãos usavam mais a Septuaginta. Aliás, Isaías (7,14) fala em virgem na Septuaginta, mas jovem na Hebraica.
Moisés estabeleceu a religião do Deus-Único, que se falasse Português, Deus teria se apresentado como Eu Sou, mas como falava hebraico, falou Yahweh, ou aportuguesado Javé (para Jeová, precisa de outro artigo). Só que no tempo de Jesus, já havia derivações, como a Farisaica (vide At 23,6-10) e os próprios Samaritanos (vide At 4,1-12).
Uma religião é composta de crenças (das origens, da vida, do divino e do fim), os textos sagrados, as entidades sobrenaturais, os rituais, a Moral e a Ética, os locais sagrados e, claro, a comunidade religiosa e os sacerdotes (que administram e ensinam o sagrado). Os judeus dispunham dessa estrutura, se Jesus criou isso ou delegou o complemento, estará respondida a questão.
E (1) Jesus iniciou sua vida pública pregando uma nova doutrina, baseado no amor ao próximo, não aboliu nem a Lei, nem os profetas, aperfeiçoou-a (Mateus 5,17). Herdar Moisés já seria suficiente, mas continuemos.
Então, (2) Jesus convidou apóstolos (que se tornaram sacerdotes) e discípulos, (3) criou uma comunidade (eclesia, igreja), (4) instituiu ritos, como o Batismo (Mt 28,19) e a Ceia Pascal (Lucas 22).
E (5) instituiu hierarquia e autoridade, a figura do sumo-sacerdote: feliz és, Simão, porque quem te revelou isto foi meu Pai que está nos céus (Deus fala a Pedro), tu és kefas (Pedro, Jesus falava em aramaico neste momento e não latim), e sobre esta kefas (pedra) edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus (Mt 16,16-19).
É isso, Cristo fundou religião nos moldes da judaica, com doutrina e promessa de jamais abandonar, tinha até tesoureiro, assim como fez também com a Bíblia que, apesar dos maus, ela foi preservada íntegra, sem mácula, sem alteração do original, com todos os seus 73 livros (Septuaginta).

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Compartilhe: