Ir para o conteúdo

domingo, 27 de abril de 2014

Artigos

Consumo excessivo de frutas e sucos cítricos podem prejudicar a saúde dos dentes

Cuidar dos dentes não é uma tarefa fácil, principalmente quando consumimos alimentos cítricos, eles podem ser inimigos da saúde bucal, é importante estar atento a higienização correta dos dentes. Os ácidos das frutas cítricas enfraquecem os dentes e corroem o esmalte. Frutas como o morango, kiwi, tomate, laranja, limão, abacaxi, tamarindo e tangerina possuem substancias ácidas.
O cirurgião dentista especialista em periodontia e implantodontia Dr. Rogério Penna da NOAC Odontologia (GO), explica que o consumo desses alimentos em excesso pode representar um risco aos dentes. “É preciso estar atento à limpeza dos dentes após comer uma fruta ou tomar um suco cítrico. A pessoa deve fazer um bochecho com bastante água para eliminar a acidez. Logo, é preciso esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes. Caso contrário, as cerdas podem raspar o esmalte e acelerar ainda mais o processo de erosão dentária. A saliva irá agir durante essa espera, fazendo a normalização do nível de acidez na boca, devolvendo os minerais aos dentes, esta é a melhor prevenção contra as cáries”, disse.
Além do consumo de frutas e sucos cítricos, outros alimentos como vinagres, refrigerantes e vinhos também causam erosões ácidas nos dentes. “O alimento cítrico corroí o esmalte dos dentes, que é a proteção dos dentes. Em casos graves, o esmalte desmineralizado combinado com uma má escovação, bruxismo (hábito de ranger os dentes) entre outros fatores, pode levar à perda dental. É preciso passar fio dental, escovar os dentes e língua após ingerir também algum desses alimentos”, explica Dr. Rogério.
Consumir tais produtos é importante, pois todos possuem vitaminas que não deve ser descartada, a dica do especialista e optar por aqueles que atingem menos os dentes ou pelo menos intercalar entre cítricos e não cítricos. “Não devemos limitar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, como é o caso das frutas cítricas. O suco da laranja, por exemplo, é saudável e deve ser consumido. Comer um alimento ou ingerir bebida ácida não causa problema, desde que não sejam ingeridos com frequência, pois ao contrário poderá desgastar a dentição” diz o especialista.

Compartilhe: