Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

Conscientização sobre saúde mental o ano todo

Iniciamos o ano com a campanha Janeiro Branco, que foi idealizada pelo Instituo Janeiro Branco com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da Saúde Mental na vida de todos novos, oferecer informações para as pessoas e instituições para desenvolver a consciência da importância do investimento e saúde mental, além de inspirar a criação de políticas públicas dedicadas às necessidade psicossociais das pessoas e da sociedade e combater estigmas e preconceitos em torno das questões de saúde mental.
Janeiro acabou, mas a luta continua pelos próximos meses! É importante que continuemos desenvolver essas ações e consciências ao longo de todo o ano. A Psicologia surgiu em torno de um contexto de preconceito e estigmatização em torno das questões relacionadas à saúde mental, que infelizmente ainda persistem em nossa sociedade.
Precisamos começar a dar para a saúde mental a mesma importância que damos à saúde física. Ambas são importantes, e para que possamos viver melhor e com mais qualidade de vida devemos sempre buscar a melhoria da nossa saúde de forma ampla, englobando aspectos biológicos, fisiológicos, sociais e emocionais.
Que possamos ao longo do ano continuar cultivando conversas e debates sobe saúde mental, tornando esse hábito uma constante em nossa vida, promovendo a empatia (que é a capacidade de se colocar no lugar do outro) e a compreensão em todos os meses do ano.

Larissa Silva é psicóloga clínica e professora universitária – CRP 06/183024 – @psicologa.larissasilva

Compartilhe: