Ir para o conteúdo

domingo, 02 de fevereiro de 2014

Artigos

Conheça o alimento que é capaz de combater diabetes, câncer, pressão alta e ainda ajuda a emagrecer

A “Chia” é um grão que vem ganhando muito destaque e respeito entre médicos e pesquisadores, por proporcionar inúmeros benefícios para diversas áreas da saúde do corpo humano. Estudos comprovam que ela tem propriedades que atuam contra doenças como câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e obesidade. 
 A Chia tem um sabor parecido com o das nozes, ela é rica em ômega – 3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio. 
 
Chia contra as doenças Cardiovasculares 
A nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde afirma que por conter uma grande quantidade de ômega – 3, a Chia se torna um bom anti-inflamatório, agindo no controle da pressão arterial, redução do colesterol e dos triglicérides. 
 
Chia contra o câncer 
Um estudo realizado em animais que foram alimentados com o óleo de Chia comprovou que houve uma considerável diminuição no tamanho do tumor desses animais. O alimento age principalmente contra tumores como o do câncer de mama, entretanto, há expectativas de que esse grão possa atuar também como fonte preventiva contra outros tipos de tumores, por possuir um alto teor de antioxidantes. 
 
Chia contra o diabetes 
A Chia é indicado aos diabéticos, pois ela ajuda no aproveitamento da glicose pelas células, evitando assim que o açúcar fique em excesso na corrente sanguínea. Este grão também contém baixo índice glicêmico, o que índica que ele pode ser consumido sem preocupação. 
 
Chia contra a balança
Por ser rica em fibras a Chia contribui na digestão e na eliminação da gordura. Segundo a nutricionista Luiza Lima, do Conselho Regional de Nutricionistas, quando o grão entra em contato com a água, dentro do intestino, é formado um gel que deixa a digestão mais lenta, isso faz com que as pessoas tenham a sensação de saciedade por mais tempo. 
Agora que você já conhece todos os benefícios que este único alimento é capaz de proporcionar a saúde, não deixe de inclui – ló ao seu cardápio diário. Você pode comer a chia com frutas, cereais, saladas, sopas e iogurtes. Outra opção é o grão moído, que pode ser um substituto de farinhas em receitas de massas, pães e biscoitos. Não deixe de unir o útil ao agradável, alimente se bem e previna inúmeros problemas de saúde. 

Compartilhe: